Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mucugê recebe evento esportivo nacional neste final de semana; veja programação

Os dois percursos oficiais serão válidos pelo Sudamerica Trail Series | FOTO: Luciano Barreto |

A prova de ultramaratona de montanha Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD) é a primeira da Bahia e reunirá atletas de todo o país. O evento é uma corrida a pé, com percurso demarcado, que foi desenhada especialmente para passar pelas mais belas paisagens de Mucugê, o coração da Chapada Diamantina.

A UTCD é um desafio que acontecerá nos mais variados terrenos que a natureza pode oferecer, como singletracks, travessias de rios, passagem por cachoeira, lajedos de pedras, estradões de terra, subidas e descidas de montanhas e passagem pelas ruas de pedras do Centro Histórico de Mucugê. O percurso de 50,7 quilômetros é uma disputada solo.

Em 2019 acontecerá também o percurso de 37,1 quilômetros solo. Os dois percursos serão válidos pelo Sudamerica Trail Series. O evento conta com outros três percursos mais curtos, de 7,8, 15,1 e 22,5 quilômetros, estes disputados em duplas. Vence quem concluir o percurso no menor tempo.

A organização preparou ainda uma trilha Kids, para a criançada aproveitar e entrar no clima esportivo. Mas será apenas uma brincadeira com elas, em um percurso curto, de cerca de 500 metros, pelas ruas de Mucugê. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Programação completa
Sexta-feira (15)
Durante todo o dia a Associação de Condutores e Visitantes de Mucugê (ACVM) estará realizando roteiros para diversos atrativos da Chapada Diamantina. A contratação à parte diretamente na ACVM.
Entrega do Kit Atleta (9h às 12h e de 13h às 18h)
Local: Clube Social de Mucugê, a 100 metros do Banco do Brasil.
Atenção: Não há entrega de kit atleta no dia da corrida (16). Atletas que não possam comparecer no dia 15, devem enviar o termo de retirada por terceiros junto com a cópia do RG.

Inscrição Corrida Kids (9h às 12h)
Local: Clube Social de Mucugê, a 100 metros do Banco do Brasil.
Corrida Kids
Largada: 16 horas
Local: Praça Coronel Propércio, Mucugê
Prova para crianças de 5 a 12 anos.

Briefing Técnico Ultra Trail Chapada Diamantina
19h30
Local: Praça dos Garimpeiros

Sábado (16)
Ultra Trail Chapada Diamantina
Largada: a partir de 8 horas (os horários de cada percurso serão divulgados em julho no site)
Local: Praça dos Garimpeiros, Mucugê

Cerimônia de encerramento
Horário: 20h30
Local: Praça dos Garimpeiros

Domingo (17)
Uphill Cruzeirão
Largada: 8h30
Local: Cemitério Bizantino, Mucugê
Podem participar todos os atletas que forem finisher dos percursos de 50, 36, 22, 15 e 7 km da Ultra Trail Chapada Diamantina 2019. Para participar é preciso pegar o número de peito das 7h30 às 8h, no domingo (17), na tenda da Gantuá que estará em frente ao Cemitério Bizantino.

Para este evento não há cobrança de inscrição e os atletas precisam apenas obedecer os critérios de classificação citados acima. Haverá limite de vagas em 50 participantes homens e 50 participantes mulheres, ficando as vagas definidas por ordem de chegada na inscrição, até o limite de horário para inscrição.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas