Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Incêndio em área do Parque Nacional na região de Mucugê é controlado por brigadistas

O fogo atingiu Mucugê nesta quarta e foi contido rapidamente | FOTO: Divulgação/ICMBio |

Um grave incêndio florestal foi controlado na região do município de Mucugê, na Chapada Diamantina, por equipe de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários nesta quarta-feira (20).

De acordo com dados divulgados em redes sociais pelo ICMBio, o fogo atingiu vegetação dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), às margens da BA-142, trecho de Mucugê, na região do rio Moreira. “O fogo se espalhou rapidamente devido às condições climáticas severas, com temperatura de 35⁰C e apenas 22% de umidade relativa do ar”, salienta nota do órgão que gerencia o parque.

Conforme os dados, mesmo com as condições do clima contra, “foi possível controlar o foco graças a atuação rápida e integrada entre o ICMBio, Ibama e os brigadistas voluntários. Um efetivo de 30 brigadistas atuou para debelar o fogo no local. Amanhã [quinta, 21] uma equipe fará monitoramento para evitar reignição”, completa a nota.

Jornal da Chapada

Veja mais fotos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas