Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Brigadistas controlam incêndio florestal que ameaçava nascente de rio em Seabra

Os moradores estavam “preocupados com as chamas que atingiam cada vez mais a mata” | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Os brigadistas voluntários da brigada Anjos da Chapada realizaram o combate e controlaram as chamas de um incêndio florestal registrado na região de Fundão e Laginha, no município de Seabra, na Chapada Diamantina, na madrugada desta quinta-feira (21). Um vídeo mostra como as chamas estavam se espalhando durante à noite.

Segundo a brigada Anjos da Chapada, o incêndio ameaçava a nascente de um rio e serras das adjacências. Eles encontraram os moradores já fazendo o primeiro combate ao fogo. Os moradores estavam “preocupados com as chamas que atingiam cada vez mais a mata”, disse o grupo de brigadistas em suas redes sociais.

Veja vídeo do fogo em Seabra

Dentre as ferramentas utilizadas pelos voluntários estava uma motoserra – que ajudou a eliminar possíveis novos focos e reignição das chamas na região atingida.

O fogo atingiu Mucugê nesta quarta e foi contido rapidamente | FOTO: Divulgação/ICMBio |

Mucugê
O incêndio florestal registrado recentemente em Mucugê continua sob observação, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio). Não há mais fogo, mas os brigadistas que atuam no Parque Nacional da Chapada Diamantina continuam em campo com o trabalho de rescaldo. O ICMBio afirma que continua monitorando para que o fogo não volte.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Fogo é controlado na região de Piatã por brigadistas após uma semana de destruição

Chapada: Incêndio em área do Parque Nacional na região de Mucugê é controlado por brigadistas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas