Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Representantes do novo grupo de Boa Vista do Tupim elevam debates políticos na conferência do PCdoB

Comitiva de Boa Vista do Tupim durante evento do partido comunista em Salvador | FOTO Divulgação |

O PCdoB da Bahia realizou, no último sábado (23), em Salvador, sua Conferência Estadual que reuniu a militância comunista de todos os territórios para debater questões da vida partidária, em especial, o projeto eleitoral de 2020. O novo grupo político formado em Boa Vista do Tupim, município da Chapada Diamantina, que tem intenção de disputar o pleito municipal com candidatura própria, esteve presente ao momento com uma comitiva de representantes, quando também foi eleito o novo Comitê Estadual (biênio 2020/21) e definido o novo presidente estadual do partido.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STR) de Boa Vista do Tupim, João Aparecido, o popular ‘João do Sindicato’, contou ao Jornal da Chapada como foi participar desse momento histórico dentro do partido. “Me senti muito contente por fazer parte de um partido político que, em breve, completará 100 anos e em ter um deputado federal como Daniel Almeida e um estadual como o craque Bobô. Eles têm dado muita atenção aos seus legítimos representantes do PCdoB de Boa Vista do Tupim”, afirmou João. Junto com o presidente do STR estiveram, na capital baiana, Nelinho do PCdoB e a esposa Carina, Nelma Oliveira, a ex-vereadora Joselane Aragão, a popular Jó, Gordo do Zuca e Zé Maria do Zuca, todos liderados do presidente municipal do partido, o vereador Olavo Oliveira.

A eleição do partido manteve o presidente Davidson Magalhães no cargo | FOTO: Divulgação |

A eleição do partido manteve o presidente Davidson Magalhães no cargo. Ele agradeceu aos militantes pela intensa mobilização nos municípios, o que deu amplitude à Conferência e garantiu ainda mais disposição ao Partido para construir a resistência ao bolsonarismo. “O nosso partido sai daqui mais forte para cumprir o nosso projeto eleitoral vitorioso de 2020 e construir um partido cada vez mais sólido, funcionando, e vivo em cada um dos municípios, dirigindo essa luta contra a pauta regressiva no nosso país”, afirmou Magalhães. O processo de realização da Conferência Estadual mobilizou, ao todo, 232 municípios, 32 a mais do que a meta inicial, e cerca de 9 mil filiados.

A pré-candidata a prefeita da capital, a deputada estadual Olívia Santana | FOTO: Divulgação |

Eleições 2020
A conjuntura política adversa, com regras mais duras e com o governo Bolsonaro, por exemplo, não pode ser um empecilho à construção de projetos eleitorais do PCdoB nos municípios baianos, na opinião do deputado federal Daniel Almeida. Para ele, é possível conciliar a unidade da luta democrática com o protagonismo comunista nas eleições municipais. “Nós temos o desafio de chegar em cada lugar, de apresentar nossas candidaturas em cada município. Não pode haver desculpa, diante dessa conjuntura, para apresentar candidato a vereador e candidato a prefeito em todos os lugares que for possível”, afirmou Daniel, que também é líder da bancada comunista na Câmara dos Deputados.

Para 2020, o PCdoB já tem definidas diversas pré-candidaturas a prefeito/prefeita, que foram aprovadas nas conferências municipais, inclusive em grandes cidades, como Salvador, Juazeiro, Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista. A pré-candidata a prefeita da capital, a deputada estadual Olívia Santana, esteve no encontro e garantiu que está pronta para o desafio de conduzir o projeto comunista. “Estamos aqui para o que der e vier, [inclusive] para disputar a prefeitura. Vamos sair de 2020 ainda mais fortes do que entramos. Se eles querem briga, nós temos o melhor: o povo brasileiro”, disse Olívia. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas