Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina terá tempo nublado e chuvas isoladas até o final de semana; mínimas de 14ºC em Piatã

O clima na Chapada Diamantina deve permanecer instável até o final de semana | FOTO: Túlio Saraiva |

A semana deve continuar úmida nos municípios da Chapada Diamantina. Depois de uma frente fria cobrir a Bahia, e causar estragos em Salvador e Itaberaba, a temperatura deve cair um pouco e deixar o clima mais agradável na região. Na capital ainda chove até a quinta, quando o tempo deve abrir, na Chapada o tempo deve ficar variando até a sexta, quando a frente fria se dissipa. Não foi muita água nos municípios chapadeiros, mas deu para apagar os focos ativos de incêndios e encher um pouco os rios, córregos e cachoeiras.

As temperaturas devem variar também. Em Itaberaba, nesta quarta (27) deve ter mínima de 23°C e máxima 29°C. Na quinta (28) será mínima de 23°C e máxima de 35°C. Existe ainda a probabilidade de chuvas isoladas nesta região. No município de Piatã, a quarta (27) deve registrar a menor temperatura mínima da região, 14°C, e a máxima será de 21°C. Já na quinta (28) a mínima é de 15°C e máxima de 25°C. Também há probabilidade de chuvas acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia.

Em Mucugê, existe uma grande possibilidade de chuvas fortes nesta madrugada | FOTO: Nilton Oliveira |

Para Nova Redenção, o tempo na quarta (27) terá mínima de 21°C e máxima de 29°C. A quinta (28) terá mínima de 21°C e máxima de 34°C. De acordo com dados apurados pelo Jornal da Chapada, muitas nuvens e probabilidade de pancadas de chuva localizadas em Nova Redenção poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. A população de Utinga, nesta quarta (27), vai notar que a temperatura mínima chegará a 20°C e a máxima 28°C. Na quinta (28) terá a mesma mínima, mas a máxima sobe para 33°C.

O Jornal da Chapada procurou o presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, que disse que na cidade o tempo segue nublado. “As águas da chuva não deram para encher nada a ainda. Não chegou água aqui em Andaraí. Hoje [terça, 26 de novembro] o dia todo foi nublado, mas nada de chuva. Choveu na segunda a madrugada toda”, completa. Em Andaraí, a quarta (27) deve permanecer nublada com mínima de 21°C e máxima de 30°C. Na quinta (28) será mínima de 21°C e máxima de 33°C. Pode ter chuvas isoladas que devem ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia, conforme os dados pesquisados.

Final de tarde em Mucugê nesta terça-feira e o céu seguia nublado | FOTO: Nilton Oliveira |

Para Lençóis a quarta (27) deve ter mínima de 21°C e máxima de 30°C. Na quinta (28) a mínima é de 22°C e a máxima sobe para 34°C. Mucugê terá nesta quarta (27) registro de mínima de 16°C e máxima de 24°C. Já na quinta (28) a mínima chega a 17°C e a máxima 27°C. “O tempo aqui segue nublado com promessa de chuva para esta madrugada de terça para quarta”, aponta o guia da região, Nilton Oliveira, em contato com o Jornal da Chapada. Já em Palmeiras, a quarta (27) será de mínima de 19°C e máxima de 28°C. Na quinta (28) a mínima é de 20°C e a máxima de 32°C. No Vale do Capão o frio toma conta durante a noite.

Com isso, o tempo deve ficar imprevisível até a sexta (29). O final de semana na Chapada Diamantina, na maior parte da região, terá o tempo nublado, mas com baixa probabilidade de chuva. Os dados de temperatura e clima foram extraídos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec), alterações podem acontecer durante os dias.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Chuva ajuda a controlar novo incêndio florestal que atingiu vegetação em Rio de Contas

Chapada: Chuva e ventos fortes causam transtornos e prejuízos em Itaberaba; veja vídeos

#Urgente: Veja vídeos do caos que se transformou Salvador com as fortes chuvas desta terça

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas