Ícone do site Jornal da Chapada

#Urgente: Veja vídeos do caos que se transformou Salvador com as fortes chuvas desta terça

O caos segue na capital baiana com fortes chuvas | FOTO: Montagem do JC |

A chuva que cai em Salvador causa transtornos e prejuízos desde a madrugada desta terça-feira (26). Rios transbordaram, como nas regiões do Bom Juá, Lucaia e Bate Facho. Avisos de alerta máximo da Defesa Civil é compartilhado e sistemas de alarmes são acionados nas áreas de riscos. Diversos pontos de alagamento pela cidade causaram transtornos a pedestres e motoristas durante todo o dia. Salvador registrou uma maior quantidade de chuva do que o esperado para todo o mês de novembro só nesta terça. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de chuva para os próximos dias na capital baiana.

Morador do bairro do Uruguai faz salto e cai em água acumulada pelas fortes chuvas

Segundo a meteorologista Cláudia Valéria, até as 10h desta terça, foram registrados 114 mm de chuva na capital baiana, enquanto a média histórica do mês é de 106 mm. Quatro voos que estavam programados para pousar no aeroporto de Salvador, entre às 8h e 9h30 desta terça, foram desviados da capital para outras cidades próximas. Segundo a assessoria da Vinci Airports, duas aeronaves pousaram em Maceió, capital de Alagoas, e outras duas em Aracaju, capital de Sergipe. A chuva também causou transtornos na Estação Pirajá e interrompeu o funcionamento de parte da Linha 2 do metrô. No metrô, a suspensão temporária de parte do funcionamento ocorreu após um alagamento causado pela chuva.

Veja mais fotos e alagamentos em Salvador

1 / 12

Até as 11h desta terça-feira (26), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 128 ocorrências. Foram oito alagamentos de área, 42 alagamentos de imóveis, sete ameaças de desabamento, 13 ameaças de deslizamento, duas árvores caídas, três desabamentos de imóveis, sete deslizamentos de muro, quatro desabamentos parciais, 40 deslizamentos de terra, um destelhamento de imóvel, uma infiltração.

Resgates dos bombeiros

Bombeiros resgatam 24 pessoas
Uma ação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia resgatou 24 pessoas, nesta terça (26), que estavam ilhadas na região da Baixa dos Sapateiros. Os idosos, adultos e crianças ficaram presos após a forte chuva invadir as casas onde elas moram.

Concessionária em Salvador é invadida por água por conta das fortes chuvas

Segundo a assessoria, as equipes tiveram que utilizar boias próprias para salvamento aquático e botes para a retirada das pessoas. Os moradores foram levados para uma escola onde foram orientados que uma equipe da Defesa Civil fizesse uma vistoria nos imóveis para avaliação das estruturas e, só depois disso, elas pudessem retornar às residências.

APLB orienta por cancelamentos de aulas
A APLB-Sindicato orientou aos trabalhadores em Educação de Salvador que, em função dos riscos, danos, prejuízos e transtornos causados pelas chuvas ocorridas na capital baiana que procurassem suspender as atividades escolares e comunicassem aos responsáveis dos alunos para que eles pudessem buscas as crianças e jovens, e que se mantenham em casa ou local seguro.

Morador registra carros voltando na contramão em viaduto do bairro Imbuí

Metrô voltou a funcionar
Em comunicado, a CCR Metrô Bahia informa que, às 14h59, a operação na Linha 2 foi totalmente normalizada, após interrupção temporária devido ao grande volume de chuvas que cai em Salvador. “Por conta desta ocorrência, os trens estão circulando com velocidade reduzida no trecho entre as estações Acesso Norte e Detran. A Linha 1 não foi afetada e operou normalmente na manhã desta terça [26]”, diz a nota.

Morador andando de Caiaque no bairro da Ribeira por conta de alagamento

Hemoba
A Fundação Hemoba também emitiu nota e aponta que devido às chuvas intensas na capital, a coleta externa programada com a unidade móvel na Arena Fonte Nova e as atividades ligadas à semana do doador de sangue estão suspensas nesta terça. “Prezando pela segurança dos doadores e colaboradores, a sede da instituição localizada na ladeira do Hospital Geral do Estado irá funcionar até às 16h. Ressaltamos que as unidades localizadas no Salvador Shopping, SAC Cajazeiras, Hospital Santo Antônio e Hospital do Subúrbio continuam com funcionamento em horário normal”.

Chuva leva esgoto para a praia no bairro do Rio Vermelho em Salvador

Estacionamento de prédio no Imbuí sede e leva carro junto

Desabamento de postes e muros por causa da chuva em Salvador

Carro debaixo d’água na Avenida Paralela nesta terça

Bairro da Calçada em Salvador completamente alagado

Trânsito paralisado por conta do temporal em Salvador

Alagamento em avenidas de Salvador nesta terça

Sistema de alarme é acionado pela Defesa Civil por conta das fortes chuvas na capital

Alagamento em avenidas de Salvador nesta terça

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas