Dados biográficos de homens negros e mulheres negras que se destacaram no seu tempo estarão disponíveis na exposição ‘Memória Negra da Bahia’, que será aberta nesta quinta-feira (28), às 9h, no foyer do Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador. Com a idealização cultural do edil Luiz Carlos Suíca (PT), a mostra terá referências a personagens conhecidos, outros famosos, alguns até mesmo célebres, “mas todos considerados igualmente importantes pela organização para a reafirmação do valor e da força do povo negro na Bahia”.
De acordo com Antônio Olavo, que assina a produção da mostra, a iniciativa da Câmara de Vereadores de Salvador em promover esta exposição representa um importante ato de reparação e reconhecimento cultural. “É por demais louvável posto que na Bahia, um estado com população afrodescendente majoritária [80,3%], não é mais possível continuar desconhecendo a trajetória de negros e negras que tiveram grande importância para a sua formação política e cultural”.
Para o vereador Suíca, a exposição “é mais uma ação da Câmara de Salvador em contribuir para superar a ausência de valorização histórica ao passado do povo negro na Bahia e no Brasil”. O petista aponta que a iniciativa segue as diretrizes da Casa Legislativa da capital para valorizar e apontar para os fatos e personagens da história. “Temos o compromisso de mostrar uma nova abordagem sobre velhos temas, fortalecendo, afirmando e consolidando a autoestima e identidade étnica do povo negro”, completa Suíca, que é vice-presidente da Comissão de Cultura e membro da Comissão da Reparação. As informações são de assessoria.