Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Iguarias de jaca da região são opções para veganos na Feira da Agricultura Familiar em Salvador

A novidade vem da agroindústria Gosto da Chapada, localizada no município de Lençóis | FOTO: Ascom/SDR |

Apontada recentemente pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) como uma fruta promissora, a jaca é a queridinha da vez entre os adeptos dos estilos de vida vegetariano e vegano. Na localidade de Volta do Américo, em Lençóis, na Chapada Diamantina, a jaca se transforma em diversas iguarias, que podem ser degustadas na 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada até este domingo (1º), no Parque de Exposições de Salvador, durante a Fenagro.

Fruta cultivada na região da Chapada Diamantina, a jaca se tornou uma das principais fontes de proteína e ganhou o mundo gastronômico recentemente. No Armazém Chapada Diamantina, um dos 27 Armazéns que compõe a feira, o público encontra salsicha vegana, hambúrguer vegano, carne de jaca, doce de jaca, farofa de palmito de jaca, além de Kombucha e vinagre de Kombucha.

A novidade vem da agroindústria Gosto da Chapada, localizada no município de Lençóis. A agricultura Patrícia Ladeia participa da feira pela primeira vez. “Estamos trazendo produtos saudáveis para as pessoas. O palmito de jaca é uma carne saudável. Queremos expandir e nada melhor que fazer isso na capital, nesse grande evento que é a Feira Baiana da Agricultura Familiar”, afirma.

Considerado o maior evento de comercialização da agricultura familiar do país, a feira é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA), e apresenta na capital cerca de 3 mil produtos, de mais de 400 empreendimentos de toda a Bahia.

Em um ambiente agradável, com 27 armazéns cenográficos, que trazem toda a riqueza genuinamente produzida por associações e cooperativas da agricultura familiar, o público visitante se sente no interior baiano. O evento inclui também Praça Gastronômica com uma Vila Forró, uma Cozinha Show, Praça Quilombola, Praça Indígena, Feira de Artesanato e Feira Tecnológica. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas