Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cadastros ambientais de imóveis rurais são entregues a pequenos agricultores de Andaraí

Com o cadastro ambiental, a Sema e o Inema passam a integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais | FOTO: João Raimundo Santana |

Pequenos produtores de Andaraí, município na Chapada Diamantina, receberam na última sexta-feira (29) um total de 252 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir). Os documentos foram entregues pelo secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, em cerimônia realizada no distrito de Ubiraitá.

Na ocasião, houve a inauguração da pavimentação das vias de acesso ao Colégio Estadual Carmenilza Araújo Lima de Matos. O CAR/Cefir é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais.

“Com a regularização ambiental das suas terras, os pequenos proprietários rurais estão aptos a solicitar crédito agrícola a instituições financeiras. Além disso, fortalece a gestão ambiental do Estado, auxiliando no planejamento das políticas públicas voltadas para o meio ambiente”, destacou o secretário.

Com o cadastro ambiental, a Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) passam a integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Ao todo já foram investidos mais de 400 milhões para o cadastramento de propriedades rurais com até quatro módulos fiscais em todo território baiano. Incluindo todas as iniciativas no Estado, como os cadastros espontâneos, que já tem declarados no Sistema SEIA CEFIR mais de 650 mil imóveis cadastrados. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas