Chapada: Governo entrega certificados do Cadastro Ambiental Rural a agricultores de Itaetê

Postado em mar 4 2018 - 8:56pm por Jornal da Chapada
foto56

O investimento do Governo da Bahia, por meio da Sema, foi de mais de R$ 40 mil | FOTO: Divulgação/GOVBA |

O governador Rui Costa, em visita a Itaetê, na Chapada Diamantina, na última sexta-feira (2), entregou aos agricultores familiares do município, 528 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir). O investimento do Governo, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foi de mais de R$ 40 mil. Com isso, os pequenos proprietários rurais, Claudionor Correia e Eliana do Carmo, estão agora aptos à solicitar concessão de crédito agrícola a instituições financeiras.

A realização do CAR/Cefir é obrigatório, mas o governo do estado estabeleceu uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo da Amazônia, e o cadastramento realizado no estado da Bahia é gratuito para o agricultor familiar.

Leia também
Chapada Diamantina recebe ônibus, ambulâncias e governador autoriza obras de estrada em Itaetê

No âmbito do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o CAR, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental realizado pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos.

O CAR é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. As informações são da Sema.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.