Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ifba de Seabra aborda temas raciais e envolve comunidade acadêmica na ‘Semana Preta’

O objetivo é discutir relações raciais, seus impactos na sociedade e também na própria instituição de ensino técnico | FOTO: Reprodução/GGN |

Desta terça (3) até o quinta-feira (5), o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) de Seabra, na Chapada Diamantina, realizará a sétima ‘Semana Preta’, uma atividade interdisciplinar que ocorre contínua e anualmente. O objetivo é discutir relações raciais, seus impactos na sociedade e também na própria instituição de ensino técnico. Além de celebrar a herança afro-brasileira, o momento consolida uma ação de reconhecimento e valorização da diversidade étnico-racial junto à comunidade acadêmica.

A atividade é organizada pelos docentes do campus do Ifba em Seabra e conta com um público estimado em 300 participantes. Em 2019, a ‘Semana Preta’ abordará o tema ‘Negritude: Arte da Resistência’. A programação apresenta painéis de diálogo com colaboradores de outras organizações a exemplo da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e representações de Comunidades Quilombolas da Chapada Diamantina. Serão ministradas oficinas sobre temas relacionados às artes, ciências, cultura e tecnologia.

Além disso, para expansão das possibilidades didáticas e criativas a comunidade acadêmica contará com a apresentação do espetáculo teatral ‘Rosas Negras’, que é parte do projeto ‘Natas em Solo’ de Alagoinhas, e do Bloco Afro Bankoma, de Lauro de Freitas. A ‘Semana Preta’ areja o pensamento e práticas institucionais, estimulando a promoção de equidade, fortalecimento de identidades negras e protagonismo juvenil/estudantil já que o evento agrega também intervenções autorais dos estudantes do Ifba. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Saiba mais acessando o link

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas