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#Bahia: Seminário reúne corpo docente e discente de diversos municípios em Ipirá

Os encontros formativos deste ano foram eficazes em debater estratégias para melhoria do trabalho pedagógico | FOTO: Divulgação |

O Seminário Territorial de Formação Continuada – Saberes e Fazeres reuniu, em Ipirá, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes e representantes das equipes técnicas do Núcleo Territoriais de Educação-15 (NTE15), com sede no município anfitrião, que atende a Bacia do Jacuípe, e o NTE 14, com sede no município em Itaberaba.

O NTE 14, que está sob direção da professora Valdeci Silva Carvalho de Santana, acompanha 22 escolas em 13 municípios do Território Piemonte do Paraguaçu, dentre eles Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Lajedinho, Itaberaba, Mundo Novo, Itatim, Macajuba, Piritiba, Rafael Jambeiro, Ruy Barbosa, Santa Terezinha e Tapiramutá.

A professora e secretária de Educação de Itaberaba, Nogma Andrade Brito, participou do momento representando os secretários municipais e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no evento. A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) foi representada pelo professor Ariosvaldo Novais Santiago e o Instituto Federal da Bahia (IFBaiano) foi representado pela professora Ozenice Silva dos Santos.

O Seminário Territorial teve como pilares o currículo, a avaliação e a prática pedagógica, e buscou promover a troca de experiências entre os educadores, além da socialização de conhecimentos em relação aos conteúdos trabalhados na Formação Continuada.

Foram realizados quatro encontros formativos onde foram colocados na pauta questões sobre as funções, rotinas e práticas inseridas na atuação dos diretores e coordenadores com foco na gestão das aprendizagens, além de temáticas como currículo e avaliação como indutores do planejamento para as escolas e a leitura como ferramenta para a resolução de problemas.

Na ótica do governo estadual, esses encontros formativos realizados este ano foram eficazes em debater estratégias para melhoria do trabalho pedagógico. No momento foram feitas apresentações das experiências de cada educador nas escolas e o compartilhamento de suas impressões. Assim, eles puderam refletir sobre o que deu certo e podem replicar em suas cidades.

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