Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Encontro Estudantil Territorial de Arte e Cultura em Itaberaba homenageia o cantor e compositor Ivan Soares

O músico Ivan Soares, conhecido por 'Ivan Curinga', é natural de Nova Redenção | FOTO: Jornal da Chapada |

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, na última sexta-feira (6), por meio do Núcleo Territorial de Educação 14 (NTE14), na Praça JJ Seabra, em Itaberaba, na Chapada Diamantina, a etapa regional dos projetos estruturantes nas áreas de arte e cultura na Edição 2019 do Encontro Estudantil Territorial de Arte e Cultura. A grande novidade esse ano foi a adoção de um padrinho para o evento, que foi o cantor e compositor Ivan Soares, conhecido por ‘Ivan Curinga’, natural do município de Nova Redenção, também na Chapada.

Ivan representou os músicos dos antigos festivais de música. O violeiro e cantador chegou ao evento acompanhado da esposa Guilma Soares, que hoje está prefeita do município de Nova Redenção. No grande palco da JJ Seabra Ivan se apresentou interpretando duas composições suas de estilos diversos e que fazem sucesso até hoje na região. A primeira foi a música ‘Portal da Chapada’ que, inclusive, é uma homenagem a cidade de Itaberaba, onde o cantador passou sua adolescência e se graduou em Magistério (no antigo Colégio Estadual) e Administração de Empresas (no Colégio Ney Braga).

A segunda composição foi o ‘Martelo Chapadeiro’, que canta as belezas, fauna, flora e a história da Chapada Diamantina. “É com muita gratidão que participo desse evento e recebo essa homenagem de ser padrinho do Encontro Estudantil Territorial de Arte e Cultura 2019, realizado hoje aqui. Estar em Itaberaba, rodeado de vários amigos, é muito prazeroso. Essa noite será inesquecível. Só gratidão pela generosidade a este cantador, dispensada pela equipe de realização desse evento público. Quero inclusive, agradecer principalmente a coordenadora do NTE 14, Valdecir Silva Carvalho, pela belíssima apresentação e organização do evento. A professora Val, provou em público o seu preparo técnico, educacional e social, mostrando-se à altura do cargo que gerencia os 14 municípios da Regional de Educação”, declarou Ivan ao Jornal da Chapada.

1 / 6

O evento, que também é uma culminância dos projetos educacionais desenvolvidos em sala de aula, foi apresentado pela pedagoga Valdeci. O resultado dos projetos, com as suas apresentações, se transformaram um programa cultural para o fim de semana da cidade, além de dar oportunidade aos estudantes de se apresentarem para um público maior. Participaram desses projetos 22 escolas e dentre os objetivos está inovar as práticas curriculares e incentivar o protagonismo juvenil dos estudantes da rede estadual de ensino.

Entre as iniciativas, estão o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL) e Produções de Vídeos Estudantis (Prove), o Projeto Festival Estudantil de Teatro (Feste), além do Projeto DANCE, que busca a valorização da dança nas escolas estaduais, promovendo, através da dança, a criatividade na experiência coreográfica. E o Projeto ENCANTE, que propõe atividades de iniciação à percepção musical, técnica vocal e dicção, para exercitar a experiência musical, vocal, bem como promover a realização do encontro de corais, fazendo jus ao próprio nome.

Vale salientar que no mesmo evento foram homenageados os músicos Didi Mascarenhas e Tinho Tarimba, que fazem parte da Lira Itaberabense, além de outros cantores e escritores, que se fizeram presentes ao evento representando os municípios do NTE 14, como Bruno Lima, Luciano Fausto, Lou, Bel, Anderson, Camila, Vinícius Soares, Luís Carneiro, dentre outros.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas