Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Artigo científico de universidade em Alagoas trata do ecoturismo em Lençóis e Iraquara

A Fazenda Pratinha é um dos locais abertos para o turismo | FOTO: Reprodução/TripAdvisior |

O doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor adjunto na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Paulo Roberto Baqueiro Brandão, teve um artigo sobre o ecoturismo nas cidades de Lençóis e Iraquara, na Chapada Diamantina, publicado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em novembro deste ano.

Com o título ‘A retórica do Ecoturismo em municípios da Chapada Diamantina: Um olhar sobre Iraquara e Lençóis’, o autor fala sobre a visão do turismo incorporando “uma pretensa harmonia entre meio ambiente, cultura e turismo”.

Para ele, é preciso considerar “até que ponto as práticas turísticas observadas podem ostentar o prefixo ‘eco’, levando-se em conta alguns aspectos que destoam, ao menos em teoria, dos princípios ecoturísticos”.

Segundo o autor, o que se pretende no texto é compreender, mesmo parcialmente, a fidelidade da construção de um discurso ecoturístico na Chapada Diamantina, de acordo com as práticas de turismo realizadas nos locais abordados.

Leia o artigo na íntegra:
http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/7813/6699

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas