Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Aviso de chuvas intensas na região é emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia

Chuvas devem ser intensificadas na região da Chapada Diamantina | FOTO: Arquivo/ACVM |

Para quem achava que as chuvas tinham cessado na região da Chapada Diamantina, depois de uma final de semana de muita água, se enganou. Nesta segunda-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas que só deve findar nesta terça-feira (7). A população de municípios da região deve ficar atenta, pois as chuvas podem ter entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia. Os ventos intensos devem ter entra 40 e 60km/h.

“[Há] baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, aponta o aviso. Nas instruções, o Inmet aponta que em caso de rajadas de vento “não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite [também] usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, completa o aviso.

Área amarela aponta para locais de chuvas nesta segunda e terça | FOTO: Divulgação |

Entre as áreas afetadas na Bahia estão, além da Chapada Diamantina, o sudoeste baiano, o norte e nordeste do estado, o oeste e o Vale do São Francisco. Previsões apontam que as chuvas devem ser corriqueiras entre janeiro e fevereiro no sertão da Bahia e em outras localidades. No primeiro final de semana de 2020, o clima fechou e a Chapada recebeu um grande volume de água, deixando pontos turísticos com visuais magníficos (confira matéria sobre o assunto aqui).

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Chuvas enchem rios e cachoeiras e deixam a região com visuais surpreendentes neste início de ano; confira fotos e vídeos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas