CidadesCuriosidadesEsportesMenu Principal
Trending

Chapada: Chuvas enchem rios e cachoeiras e deixam a região com visuais surpreendentes neste início de ano; confira fotos e vídeos

Em algumas localidades, também houve preocupação, já que as fortes chuvas não eram esperadas para janeiro. Previsões apontam que as chuvas devem ser corriqueiras entre janeiro e fevereiro no sertão da Bahia e em outras localidades.

As fortes chuvas que atingiram a região da Chapada Diamantina neste final de semana voltaram a transformar as paisagens de diferentes municípios com rios, cachoeiras, córregos, lagos e até as barragens repletas de água. As chuvas trouxeram alívio do calor na região e turistas que vieram para curtir o final de ano conseguiram curtir visuais surpreendentes de pontos turísticos. Em algumas localidades, também houve preocupação, já que as fortes chuvas não eram esperadas para janeiro. Previsões apontam que as chuvas devem ser corriqueiras entre janeiro e fevereiro no sertão da Bahia e em outras localidades.

Morro Branco no Vale do Capão fazia tempo que não formava cachoeira | FOTO: Reprodução/Monica Baião |

Ou seja, é possível que em algumas regiões da Chapada Diamantina, permaneça chovendo durante a semana. No sábado (4) e no domingo (5), internautas de diferentes cidades chapadeiras publicaram fotos e vídeos de pontos turísticos cheios de água, como as Cachoeiras da Fumaça (Palmeiras), Buracão (Ibicoara), Ferro Doido (Morro do Chapéu) e de barragens como a de Jussiape, que transbordou, e de balneários em Itaetê. Também têm imagens de cachoeiras em Mucugê com visual de tirar o fôlego. Mas choveu praticamente em toda a região. “Aqui em Mucugê choveu muito, estamos felizes com a chegada das águas da chuva”, aponta o guia Klayson Santana.

O tempo permanece fechado em diferentes regiões da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/ACVM |

No município de Várzea Nova várias ruas ficaram alagadas. O temporal provocou pontos de alagamentos em diferentes bairros, e residências foram invadidas pela água. Uma família chegou a ser resgatada, conforme relato do site Várzea Nova Notícias, em área próxima do cemitério da cidade, por conta do alagamento. Em Tapiramutá, a chuva também foi forte com relâmpagos e trovões. A previsão, segundo a maioria dos institutos de climas é que continue chovendo até esta segunda (6). Somente a partir da terça (7) o tempo deve voltar a abrir.

Em Várzea Nova, a chuva forte deixou ruas alagadas e uma família teve que ser resgatada | FOTO: Reprodução/Várzea Nova Notícias |

Já no município de Piritiba foi registrado o volume alto de água da chuva. Ainda não há detalhes do volume de água acumulado na sede, mas choveu muito no final de semana. De acordo com o site Report News Bahia, populares registraram através de vídeos e fotos a intensidade da chuva do sábado (4) em diversos locais da sede de Piritiba. Também choveu em Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Nova Redenção, Utinga, Wagner e Lajedinho. Até o Rio Utinga, que está com nível baixo de água foi parcialmente renovado. “É importante demais essa chuva para o rio voltar a abastecer a população da zona rural que precisa do recurso natural”, completa um morador de Utinga.

O município de Piritiba também registrou alagamentos com as fortes chuvas | FOTO: Reprodução/Report News Bahia |

Em Lençóis, Andaraí, Seabra, Palmeiras e Iraquara, as chuvas também encheram os pontos turísticos e aliviou o calor. O início de ano está sendo marcado por baixas temperaturas, que varia nos municípios turísticos entre 24ºC e 35ºC. O Rio Paraguaçu também recebeu águas da chuva e é motivo de alegria para comunidades banhadas pelo manancial genuinamente baiano. Na região sul da Chapada, em Barra da Estiva, Ibicoara, Ituaçu e Rio de Contas, as chuvas também modificaram a paisagem. No Vale do Capão (Palmeiras), o Morro Branco foi visto com uma cachoeira que há muito tempo não se formava. É um ótimo momento para visitar a Chapada Diamantina e conhecer as belezas naturais da região.

Jornal da Chapada

Veja fotos enviadas ao site por internautas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cachoeira da Fumaça em Palmeiras depois das chuvas

Cachoeira do Ferro Doido em Morro do Chapéu após as chuvas

Barragem em Jussiape transborda

Cachoeira do Buracão cheia após as chuvas

Chuvas em Várzea Nova

Chuvas em Piritiba

Chuvas em Jussiape

Banheira em Itaetê cheia

Acima da escorregadeira em Itaetê

Cachoeira do Buracão por outro ângulo

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas