Ícone do site Jornal da Chapada

Baiana de 10 anos se prepara para realizar o sonho de dançar no Bolshoi; conheça a história

A trajetória de Giulia Santana é uma lição de garra, disciplina e inspiração | FOTO: Divulgação |

Com apenas 10 anos, a bailarina Giulia Santana, baiana de Salvador, tem um grande motivo pra se sentir orgulhosa. Ela foi selecionada para concorrer uma vaga no Ballet Bolshoi, simplesmente a escola de ballet mais famosa do mundo. O Ballet Bolshoi tem apenas uma filial fora da Rússia. A Escola Bolshoi está localizada Joinville (SC) e foi lá que a pequena Giulia venceu concorreu com mais de cinco mil bailarinos do Brasil inteiro, ficando entre os 700 selecionados para etapa nacional e entre os 100 que venceram a fase eliminatória.

Mas como toda menina baiana tem um dom que Deus dá, Giulia Santana não desistiu do sonho de alcançar o seu “grand jeté “, o chamado grande salto no jargão dos bailarinos e, na próxima semana, retorna à Joinville para participar de um curso de preparação para bailarinos clássicos, na referenciada Escola de Teatro Bolshoi do Brasil. Com sua determinação inspiradora e vontade de se superar, Giulia mobilizou a família que passa agora a residir em Joinville onde as oportunidades para que seu sonho se realize são imensas.

Giulia com o seu coreógrafo Guilherme Fraga, do Studio de Dança Eliane Brasil | FOTO: Divulgação |

Giulia vai participar da Seleção 2020 do Bolshoi que acontece em Joinville no final do ano e cheia de otimismo e bom humor avisou à mãe que acompanha e apoia todos os seus projetos: não descerá das sapatilhas até aperfeiçoar a técnica, os movimentos e os passos que lhe levarão ao reconhecido Bolshoi, escola cuja missão no Brasil é formar com excelência cidadãos e novos artistas da dança.

A trajetória de Giulia Santana é uma lição de garra, disciplina e inspiração. A mãe Bluma Santana conta que foi através da ginástica rítmica, aos sete anos, que Giulia desenvolveu a sua paixão pelas artes performáticas. Desde lá, já despertava o interesse de grandes profissionais da área e, aos oito anos, recebeu o convite da técnica européia Giurga Nedialkova para passar um período de treinos na Bulgária.

No entanto, foi no universo da dança que a pequena Giulia encontrou a sua voz e expressão. Em 2019, participou de eventos nacionais e internacionais, como solista. Em todos eles, consagrou-se como campeã ou vice-campeã, ganhou cursos como premiações extras dos jurados, além de ter sido selecionada para participar do Tanzolymp 2020, importante evento de dança que acontece na cidade de Berlim, na Alemanha.

1 / 7

“Seu futuro é inimaginável”, escreveu em sua ficha de competição a examinadora Janne Ruth, coordenadora dos grupos de dança do Ceará e fundadora do Festival Internacional de dança de Fortaleza. A conceituada coreógrafa francesa Edith Meric, declarou: “Um grande talento para a Bahia e para o mundo!”, concedendo-lhe nota máxima.

Dia 21, quando se muda para a nova cidade e inicia o conceituado curso de Verão na Escola Teatro Bolshoi, Giulia Santana, embora ainda tão pequena, ensina com sua tenacidade que além do talento nato que lhe inspira e privilegia, o sonho só se concretiza com a persistência, a vontade de aprender sempre, a ousadia e a coragem dos que jamais desistem. Com informações da Assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas