Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Frente fria traz mais chuvas para a região e pontos turísticos devem encher; confira a previsão

Previsão de chuva é para boa parte da Chapada Diamantina | FOTO: Túlio Saraiva |

Municípios da Chapada Diamantina têm registrado mais chuvas desde a última terça-feira (21) devido a uma frente fria que tomou toda a Bahia. Com isso, é possível que rios, cachoeiras, açudes e barragens recebam mais águas para deixar os pontos turísticos ainda mais surpreendentes. Nesta quarta-feira (22), por exemplo, tempestades com ventos foram flagradas tanto na capital quanto no interior do estado. Em alguns locais, causando até prejuízos. Na região chapadeira, o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva durante toda a semana, o que pode inviabilizar trilhas e prática de esportes radicais.

Choveu em Itaberaba, Mucugê, Andaraí, Seabra, Itaetê, Lençóis, Boa Vista do Tupim, Nova Redenção, Barra da Estiva, Ibicoara, Piatã e em outros municípios. Conforme dados do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o estado baiano deve ficar com céu nublado e muita chuva ao longo dos próximos dias. “Tal condição está associada a um sistema de baixa pressão que, somado ao transporte de umidade proveniente do Oceano Atlântico, auxilia na formação de nuvens convectivas e ocorrência de chuvas [variando entre moderada a forte]. Ressalta-se também que estas chuvas poderão vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento”, destaca nota do Inema, que chegou a emitir alerta amarelo para o período chuvoso.

Tempo fechado em Itaberaba, onde o clima deve ficar frio com mínimas de 18 graus | FOTO: Clima ao Vivo |

Na quinta (23), a previsão do tempo deve ser de céu encoberto e chuvoso em todo o estado, com possibilidade de chuvas variando entre fraca a moderada e acompanhadas de trovoadas. Para a sexta (24), a tendência do tempo é também de céu nublado a parcialmente nublado, com chances de pancadas de chuvas isoladas em toda a Bahia. Os maiores acumulados estão previstos para o litoral e extremo oeste baiano, mas na Chapada Diamantina o nível de chuva deve ser suficiente para encher os rios e amenizar o calor dos dias de janeiro.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso iniciando nesta quarta (22) e aponta que a chuva será em torno de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Também destaca os ventos intensos (40-60 km/h). “Em caso de rajadas de vento [não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda]. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, salienta a nota.

Fortes chuvas em Seabra; clima fica nublado e deve chover rápido durante o dia e à noite | FOTO: Clima ao Vivo |

Previsão de tempo por municípios
A previsão do tempo para esta quinta e sexta é também de chuvas rápidas na Chapada Diamantina durante o dia e à noite. Em Itaetê, as temperaturas na quinta devem variar entre mínima de 24ºC e 31ºC, com sol e com algumas nuvens. Na sexta, as temperaturas ficam parecidas com 23ºC (mínima) e 32ºC (máxima), também com sol e algumas nuvens. Em Lençóis, a quinta será de tempo fechado, com mínima de 23ºC e máxima de 31ºC. A umidade deve fazer chover rápido durante o dia e à noite. Na sexta, as temperaturas devem variar entre 22ºC e 32ºC, e terá sol com algumas nuvens.

Já em Nova Redenção, o clima será bem parecido. Na quinta tem variação entre 23ºC e 30ºC, com sol e algumas nuvens. Na sexta, as temperaturas ficam entre 22ºC e 31ºC, o sol deve aparecer em meio às nuvens, mas o que prevalece é chuva rápida durante o dia e à noite. Para Utinga, o clima fica fechado com mínima de 21ºC e máxima de 28ºC na quinta. O sol aparece, mas as nuvens prevalecem. Na sexta, a temperatura varia de 22ºC a 29ºC.

Chuvas também atingiram a região sul da Chapada Diamantina; a foto é da cidade de Barra da Estiva | FOTO: Flávio Santos |

Já em Itaberaba, o clima esfria muito, se comparar a outros municípios. Vai ficar parecendo a cidade mais fria da Chapada, Piatã. Na quinta, Itaberaba pode ter mínima de 18ºC e máxima de 30º, o sol nem deve aparecer, vai ser coberto por muitas nuvens durante o dia. Período nublado e com chuva a qualquer hora. Na sexta, o frio segue com mínimas de 18ºC e máximas que pode ir para 30ºC, terá sol e algumas nuvens no céu e deve chover rápido durante o dia e à noite.

Na cidade mais fria da Chapada, na quinta, Piatã deve registrar mínima de 18ºC e máxima de 24ºC e, na sexta, segue a mesma previsão com chuvas rápidas. Para Mucugê, o frio vai imperar. Na quinta a mínima bate 18ºC e máxima 25ºC, e na sexta será com mínima de 17ºC e máxima de 27ºC. Em ambos os dias chove rápido em diferentes momentos. Seabra terá quinta e sexta com temperaturas parecidas e chuvas ocasionais, com mínimas variando entre 19ºC e 20ºC e máximas de 28ºC e 29ºC.

Em Andaraí, a quinta e sexta seguem o mesmo padrão dos outros municípios da Chapada Diamantina, como temperaturas entre 23ºC e 31ºC. O sol só aparece para chamar mais chuvas. E no município de Palmeiras, onde fica o Vale do Capão, além das chuvas já registradas a quinta e a sexta serão de temperaturas baixas. Na sede de Palmeiras, a variação é de 20ºC a 30ºC, e o sol aparece entre as nuvens com chuvas rápidas. No Vale, o clima deve ficar um pouco mais abaixo do que na sede em Palmeiras por ser montanhosa, o sol deve se esconder nos dois dias.

Vídeo de chuva em Salvador

Salvador
A capital registrou fortes chuvas, acompanhadas de ventos fortes que arrancaram parte do telhado do Centro Universitário Unirb, no bairro de Patamares. O problema ocorreu por volta da 11h desta quarta. Segundo testemunhas, a impressão era de que um ciclone estava passando no local. Também teve ocorrência de raios e trovoadas. Ainda de acordo com informações de testemunhas, o destelhamento afetou as áreas da secretaria, atendimento ao aluno e quadra de esportes da instituição. Após o destelhamento, a água invadiu o local, entretanto ninguém ficou ferido.

Jornal da Chapada

Veja como ficam os pontos turísticos quando chove na Chapada Diamantina
Cachoeira do Buracão, em Ibicoara, no dia 23 de janeiro

Cachoeira da Fumacinha

Cachoeira da Fumaça quando chove

Caldeirões do Serrano durante chuvas

Cachoeirão no Vale do Pati depois de chuvas

Cachoeira da Piabinha

Força da chuva em Andaraí

Cachoeira na Chapada Diamantina depois das chuvas

Rios e cachoeiras com muita água

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas