Estudantes do curso de Direito da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) protestaram para cobrar adequações de acessibilidade para o colega de turma nesta quarta-feira (5). A ação foi realizada no campus de Itaberaba, município portal de entrada da Chapada Diamantina, onde eles estudam.
Segundo informações enviadas ao Jornal da Chapada e publicadas em redes sociais, Wiliam Ponciano, estudante de Direito no campus 13 da universidade é deficiente visual e, desde a sua matrícula, em julho de 2019, solicitou para a unidade de ensino seu direito à acessibilidade. Entretanto, quatro meses de aula já se passaram e ele continua sem ter acesso ao material do curso.
“Hoje é Wiliam, em sua limitação, amanhã pode ser qualquer um de nós em nossas dificuldades. Esse problema também é nosso, pois a universidade deve ser para todos”, declarou em sua rede social, Mayla Souza, uma das participantes do protesto e colega de Willian. “Universidade que se diz democrática e que proclama a inclusão, deve dar o apoio técnico e estrutural necessário para que os alunos que têm qualquer tipo de deficiência sejam de fato incluídos”, continuou Souza.
A postagem aponta ainda que uma série de ações podem acontecer durante o restante da semana. Os alunos do curso de Direito vão parar as atividades em apoio ao colega. “Estaremos juntos denunciando a negligência sofrida por William e junto a ele lutando, para que a Uneb seja, de fato, inclusiva. Paralisamos para que a sua e a nossa voz sejam ouvidas”, finaliza Mayla.
Jornal da Chapada