O caminhão da Biometria, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), estará em Andaraí, na Chapada Diamantina para reforçar nos trabalhos de cadastramento biométricos dos eleitores do município. Além do caminhão, o cartório eleitoral (119ª ZE) já vem atuando em regime de plantão nos finais de semana desde janeiro (veja aqui). A ação é uma oportunidade a mais para aqueles eleitores que ainda não conseguiram fazer o cadastramento.
Em Andaraí, cerca de dois mil eleitores podem ter o título cancelado caso não atendam à convocação da Justiça Eleitoral até 18 de fevereiro de 2020. Para participar e votar nas eleições municipais deste ano, todo o eleitorado deve estar identificado por biometria. Com a suspensão do documento eleitoral o cidadão sofrerá outras restrições, a exemplo de: impedimento no cadastro de benefícios sociais, impossibilidade de nomeação em cargo público e dificuldade para obter empréstimos em instituições públicas.
Para aproveitar o plantão de fim de semana, o cidadão deve buscar informações junto ao cartório eleitoral. O eleitor deve levar para o cadastramento um documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e o título de eleitor, caso o tenha. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais, fotografia, atualização dos dados cadastrais e assinatura digitalizada, o que leva – em média – 15 minutos.
Agendamento
O eleitor que preferir ser atendido em horários habituais poderá utilizar o serviço de agendamento. Para a marcação de horário, o cidadão deve acessar o site www.agendamento.tre-ba.jus.br. O serviço por hora marcada também é disponibilizado por meio do telefone 0800 071 6505 ou whatsapp (71-3373-7223). Jornal da Chapada com informações de assessoria.
Leia também
Chapada: Cartório eleitoral de Andaraí abrirá nos finais de semana para recadastramento biométrico