Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ordem de serviço da recuperação da BA-148, entre Rio de Contas e a BR-242, deve sair até março, diz Seinfra

Trecho da BA-148 está intransitável e a população aguarda a recuperação | FOTO: Divulgação |

Alvo de inúmeros protestos, a BA-148, que corta municípios turísticos da Chapada Diamantina até o entrocamento da BR-242, em Seabra, deve ter sua ordem de serviço de recuperação assinada até o mês de março de 2020. A informação foi divulgada no final do mês de janeiro pelo governo estadual, via Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). O processo licitatório para a recuperação da estrada foi concluído no final de dezembro do ano passado pela pasta administrada pelo secretário Marcus Cavalcanti, conforme texto publicado em site oficial.

Essa estrada passa por Abaíra, Piatã, Boninal, Jussiape, até Seabra. O final do processo licitatório foi publicado no Diário Oficial do estado. “Como a obra tem empréstimo do Banco Mundial é preciso seguir uma tramitação específica para atender os critérios do banco. A ordem de serviço para a consultoria que analisa a obra já foi dada e a previsão é de que a ordem de serviço para o início da recuperação seja feita até março”, diz texto da assessoria da Seinfra.

Manifestantes não descartam um novo protesto para cobrar a recuperação da BA-142 | FOTO: Arquivo/Divulgação |

Outros trechos que precisam de recuperação
E na região da Chapada Diamantina sobra estradas que precisam de recuperação, e algumas delas importantes para o escoamento de produção e para o desenvolvimento do turismo, principalmente para os municípios pequenos, que vivem basicamente do Fundo de Participação (FPM). A Seinfra apontou para algumas delas no texto divulgado recentemente sobre o assunto.

“Serão recuperadas as rodovias BA-046, que liga Itaberaba a Iaçu; BA-245, entre Iaçu e o entroncamento da BA-142, passando por Itaetê; BA-142, do entroncamento da BR-242 ao distrito de Sussuarana, passando por Andaraí, Mucugê e Barra da Estiva”, frisa a pasta. Além dessa, já na região oeste, terá a recuperação da BA-160, de Ibotirama até Bom Jesus da Lapa, passando por Paratinga. “No total serão feitos serviços em 745 quilômetros”.

Jornal da Chapada

Leia também

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas