Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Doutor Áureo sofre acidente em casa e reclama da estrada entre o Vale do Capão e a sede de Palmeiras; “Sofri pacas”

O médico dividiu o processo que sofreu para sair do Vale em busca de ajuda | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Precisou que um morador ilustre e querido de toda a região tornasse público seu martírio para sair do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, município da Chapada Diamantina, em busca de ajuda médica especializada para que a prefeitura de Palmeiras demonstrasse algum interesse no assunto. O Jornal da Chapada publicou reiteradas denúncias feitas por moradores e visitantes do Vale sobre as péssimas condições da estrada que dá acesso ao local turístico e a situação ganhou repercussão no estado que agora a gestão de Ricardo Guimarães (PSD) resolveu agir e colocou máquinas para melhorar algumas vias vicinais.

Dessa vez, quem sofreu foi o médico Áureo Augusto. Ele teve um acidente doméstico e caiu de uma altura de três metros no Vale do Capão, onde reside. O acidente aconteceu na última sexta-feira (6). Em sua conta do Youtube, onde normalmente divide seus conhecimentos acerca de sua experiência com a medicina, dessa vez ele dividiu o sufrágio que sofreu para sair do distrito em busca de ajuda médica para tratar das fraturas no fêmur e pulso que sofreu na queda de um mezanino em sua residência.

No vídeo, ele narra que os tombos durante a viagem agravaram as fraturas. Ele conta que como médico que atua no vale há anos, já havia acompanhado o sofrimento de outros pacientes que precisam buscar ajuda especializada fora sofrerem com o péssimo estado de conservação da estrada de barro. Em 2017, Áureo foi condecorado como Comendador do Mérito, a mais alta horaria concedida pelo Ministério da Saúde para um médico.

Confira vídeo divulgado

Morador do Capão há mais de 30 anos, ele disse não concordar com os vizinhos que são contra as melhorias da estrada que tem 21km de extensão, eles argumentam que com a facilidade do acesso, o distrito seria superpovoado, principalmente com turistas. “Eu sempre fui a favor de que aquela estrada melhorasse mesmo. Até asfalto, tá bom? […] Vamos sentir. Nós somos partes da natureza, os seres humanos, tá? Vamos sentir”, declara ele no vídeo. “Desta vez, experimentei esse sofrimento. Eu sofri pacas com aqueles tombos, com fraturas. Então, pessoal, por favor, vamos pensar nas pessoas que sofrem, a gente precisa dessa estrada bem legal”, disse o médico.

Segundo o jornal Correio, em entrevista concedida ao veículo, o prefeito da cidade, Ricardo Guimarães, disse que entregou um projeto ao Governo do Estado, solicitando melhorias na estrada. Ainda com informações publicadas pelo Correio, o gestor teria tido um encontro na última quinta-feira (5), com o superintendente de Infraestrutura de Transportes da Seinfra, Saulo Pontes, que disse que abrirá o processo licitatório, mas que a estrada não será de asfalto.

Prefeitura de Palmeiras faz publicação sobre melhorias

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) disse em nota que o projeto para recuperação em revestimento primário de 19km da rodovia que liga Palmeiras ao distrito de Caeté-Açú, incluindo a pavimentação em paralelepípedo do acesso ao povoado, está em fase de finalização. A previsão da publicação da licitação no Diário Oficial do Estado é até o mês de abril. Também está em fase de finalização a construção dos 40 metros da ponte sobre o Rio Grande, entre Palmeiras e Caeté-Açú.

Depois do acidente, a prefeitura de Palmeira divulgou em suas redes sociais, na última sexta-feira (7), a requalificação da ladeira que dá acesso a Conceição dos Gatos, uma das principais atrações turísticas da região. Entretanto, não se tem mais detalhes sobre os outros pontos e nem a extensão das vias que essa requalificação irá alcançar. Jornal da Chapada com informações do Correio 24h.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas