Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Itaetê inicia ‘Semana Pedagógica’ com foco na educação inclusiva; destaque para palestrante surdo

A semana pedagógica segue até a sexta-feira (14) com oficinas para educadores | FOTO: Montagem do JC/Ascom |

A prefeitura de Itaetê, na Chapada Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a 20ª Semana Pedagógica na última segunda-feira (10) com o tema ‘Formação integral dos sujeitos e os desafios da sociedade contemporânea’. Esse tema sugere uma reflexão para a promoção de uma educação de todos, baseado na premissa de que um dos princípios da educação é uma das ferramentas para a valorização das diferenças.

O palestrante e assistente social, Albery Pires, deficiente auditivo, encantou e emocionou a todos com seu conhecimento e superação. “Já conhecia Itaetê a convite da professora Nil, que tem dois filhos surdos. Vir na época para dar uma força para eles e aproveitei para conhecer o Rio Paraguaçu, as cachoeiras. Adorei a cidade e voltei agora para participar da jornada. Acho que os gestores devem investir na educação inclusiva para que os estudantes surdos tenham as mesmas oportunidades que os ouvintes”, disse Albery através da sua interprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os educadores que têm alunos surdos participaram de uma oficina dos princípios básicos da linguagem de sinais, antes da abertura da jornada. “Quero parabenizar a todos pela bela iniciativa e dizer que no próximo concurso público vamos analisar a possibilidade de abrir vagas para interprete de libras, valorizando os nossos estudantes surdos”, disse o prefeito do município Valdes Brito (PT). A semana pedagógica segue até a sexta-feira (14) com oficinas para educadores. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Confira fotos

1 / 10

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas