Ícone do site Jornal da Chapada

#Opinião: Condenação de João Filho à prisão inicia campanha eleitoral no município de Itaberaba

As manchetes atuais do governo de Itaberaba são diferentes | FOTO: Montagem do JC/Paula Fróes |

Por Deninha Fernandes*

Há um ditado popular que diz que o país de fato só começa a funcionar depois do carnaval. Em ano de eleições, esse ditado tem ainda mais peso, em razão dos prazos previstos na Lei Eleitoral. No entanto, em Itaberaba, o marco inicial foi a sentença que condenou o ex-prefeito João Almeida Mascarenhas Filho a uma pena de sete anos e nove meses de prisão em regime fechado por utilizar, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos.

Com isso, os eleitores da cidade terão um cenário claro nas próximas eleições: de um lado, reeleger o atual prefeito Ricardo Mascarenhas, de outro, entregar o município para algum aproveitador, que nunca fez nada pela cidade, ou para um sentenciado, condenado por utilizar dinheiro público em seu benefício. Interessante como essa escolha foi sendo construída durante os últimos três anos.

A administração ‘Cidade de Todos’, do jovem prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), filho do saudoso Jadiel Mascarenhas, deu um novo colorido para a cidade. Marcada nos últimos anos por ter prefeitos envolvidos em atos de improbidade, denúncias de enriquecimento ilícito e malversação do patrimônio público, além de processos criminais e até com a aparição no Fantástico da Rede Globo, no quadro ‘Cadê o dinheiro que estava aqui?’, a cidade deixou as páginas policiais, atraindo a atenção de todos pelo novo modelo de gestão.

Até as manchetes de hoje são diferentes. Basta escrever Itaberaba na busca do google que as notícias são “Itaberaba vai receber uma policlínica”, “Itaberaba vai reformar o Hospital Regional”, “Prefeito de Itaberaba está entre os melhores Gestores da Bahia”, “Itaberaba entre as 10 cidades mais bem administradas da Bahia”. Agora escreva João Filho Itaberaba na busca do ‘Google’ para ver! Ou melhor, escreve o nome completo dele no site do TJ-BA ou do TRF1 para você ver quanta coisa aparece.

Nova Praça J.J. Seabra foi entregue pela atual gestão de Itaberaba | FOTO: Jornal da Chapada |

Alguns dirão: melhor ser processado ou sentenciado por ter usado indevidamente dinheiro público do que dizer no plano de governo que defenderá as mulheres contra a violência doméstica e viver tirando agressor da cadeia. E outros podem pensar: se um for preso, o outro pode soltar. Essa foi BOA! A verdade é que não só as notícias mudaram. As atitudes também são outras.

Fiquei sabendo que, em viagem recente ao Rio Grande do Sul, o atual prefeito buscou empresas para se instalarem no município, com o objetivo de gerar emprego para os jovens e renda para o comércio. Há rumores de que vários empresários dos ramos moveleiros e calçadistas estão dispostos a se instalar no município.

Esta atitude pode não parecer muita coisa, mas supera muito o que acontecia no passado. Quem lembra do episódio envolvendo a Irevel? A concessionária de veículos quis se estabelecer em Itaberaba, mas o prefeito da época não teve visão, e não fez nada para atrair a empresa.

O Hospital Regional de Itaberaba se encontra fechado há mais de 12 anos e, agora, está sendo reformado pela gestão de Ricardo Mascarenhas | FOTO: Jornal da Chapada |

E não é só isso! Quem diria que um dia o Hospital Regional de Itaberaba seria recuperado? A unidade hospitalar tinha a maior capacidade estrutural do município e se encontrava abandonada por falta de vontade política e administrativa. As obras mal começaram, mas, a reforma do Regional já é uma realidade.

Na área de saúde ainda merece destaque a implantação de uma Policlínica, graças à ligação política entre Ricardo e o Governador Rui Costa, que atenderá os pacientes de Itaberaba e dos municípios que compõem a nossa Regional. Ou seja, em pouco tempo vamos ter uma Saúde acima das expectativas! Algo que nem quem era médico conseguiu!

Em verdade, saímos de uma cidade que construía condomínio para o prefeito para uma que reforma a Praça J.J. Seabra, acabando com a “cracolândia” que havia se estabelecido por ali e era ignorada pela prefeitura. Ricardo, com recursos próprios do município, devolveu a Praça à comunidade e hoje ela voltou a ser um cartão postal da cidade, em beleza e em frequência. Um “point” da juventude e um local de lazer para famílias e crianças.

Rui Costa e o prefeito Ricardo Mascarenhas vão entregar policlínica em Itaberaba | FOTO: Arquivo/Paula Fróes/GOVBA |

Não posso esquecer da já anunciada recuperação da estrada que liga nosso município à vizinha cidade de Iaçu. Por falta de vontade política, pouco mais de 28km de estrada esteve entregue aos buracos sem qualquer atitude dos administradores de até então. Ao que parece, estavam muito concentrados em impedir que qualquer um conseguisse chegar na nossa cidade para ver os malfeitos.

Já vimos que as notícias são outras, as atitudes são outras e afirmo que até a política é outra. Até quem nasceu do ovo pode confirmar! Antigamente, os empresários que eram convidados para os atos públicos realizados pela Prefeitura não compareciam, ou melhor, alguns até apareciam, aqueles que faziam parte do “ralo da corrupção”, da “lavanderia do dinheiro público”. Hoje em dia, vemos empresários não só comparecendo, mas se reunindo para entre eles conseguirem um jeito de apoiar a administração local. Todos unidos contra o passado! Portanto, foi dada a largada para a corrida eleitoral.

Deninha Fernandes é editora-chefe do Jornal da Chapada.

Leia também

Chapada: Ex-prefeito de Itaberaba, João Filho é condenado à prisão em regime fechado por autopromoção em carnês de IPTU

Chapada: Não foi “só uma fotinha três por quatro”; ex-prefeito de Itaberaba João Filho não consegue justificar condenação

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas