Ícone do site Jornal da Chapada

Lençóis: Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina será lançado neste sábado

O Guia é um sonho de Sílvia, portuguesa que reside em Lençóis há quase dez anos | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Viabilizado através de financiamento coletivo pela comunidade virtual Catarse, além do apoio de patrocinadores, o Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina, idealizado pela doutora em fitoquímica Sílvia Martins, será compartilhado com o grande público neste sábado (7), às 19h, no espaço da Natursense, no município de Lençóis.

“Escrito com muito carinho e dedicação”, o Guia é um sonho de Sílvia, portuguesa que reside em Lençóis há quase dez anos. Ao longo desse período, ela “trilhou”, literalmente, o caminho das plantas medicinais da região, a cada passeio com amigos e familiares. Por abrigar uma diversidade de animais e plantas, incluindo espécies nativas, a Chapada Diamantina inspirou Sílvia a reunir informações acerca da fauna e flora regionais.

Através de fotografias e pesquisas científicas, ela identificou e registrou plantas com propriedades medicinais, dando forma à obra. Sócia da empresa de saboaria e cosmética naturais Natursense, Sílvia almeja, com o material, conectar o conhecimento empírico/popular ao universo acadêmico, fundamentando o uso caseiro e potencial terapêutico das 40 espécies registradas, em prol da melhoria das condições de saúde e bem-estar.

“Com a venda da primeira remessa de guias impressos, pretendemos propagar saberes, começando pelos municípios da própria Chapada Diamantina, até outras regiões do país, em parceria com escolas, bibliotecas e demais instituições interessadas. Agradecemos a todos que colaboraram com este trabalho e tornaram possível a publicação do Guia. Muito obrigada!”, comenta Sílvia.

A partir da data do lançamento, as recompensas começarão a ser distribuídas aos colaboradores do projeto na plataforma virtual. Como revisores técnicos do livro, estão o doutor Áureo Augusto, médico que atua no Vale do Capão, em Palmeiras/BA, e já foi considerado um dos melhores profissionais do país pelo Ministério da Saúde, e a doutora em ciências biológicas Juliana Gastaldello Rando. As informações são de assessoria.

Leia também

Financiamento coletivo viabiliza versão impressa de Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas