Financiamento coletivo viabiliza versão impressa de Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina

Postado em ago 8 2019 - 12:29am por Jornal da Chapada

A publicação é da portuguesa e doutora em fitoquímica, Sílvia Martins, que há quase dez anos reside no município de Lençóis | FOTO: Montagem do JC/Lu Puiggrós |

A publicação ‘Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina – Bahia – Brasil’ será viabilizada na versão impressa através de financiamento coletivo pela plataforma Catarse, por meio da internet. E a campanha já começou nas redes e pode ser conferida para quem quiser contribuir no link da Catarse clicando aqui. O livro é da portuguesa e doutora em fitoquímica, Sílvia Martins, que há quase dez anos reside no município de Lençóis, e reúne informações acerca da fauna e flora regionais, o que deu forma ao guia.

Por abrigar uma diversidade de animais e plantas, incluindo espécies nativas, só encontradas na região, a Chapada Diamantina inspirou Martins a escrever o guia. “Escrito com muito carinho e dedicação”, o Guia é um sonho de Sílvia, que “trilhou”, literalmente, esse percurso, a cada passeio com amigos e familiares. Através de fotografias e pesquisas científicas, ela identificou e registrou plantas com propriedades medicinais, prática que já faz parte do seu cotidiano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sílvia é sócia da empresa de saboaria e cosmética naturais Natursense e pretende, com o material, conectar o conhecimento empírico/popular com o universo acadêmico, fundamentando o uso caseiro e potencial terapêutico das espécies registradas em prol da melhoria das condições de saúde e bem-estar. “Com a venda da primeira remessa de guias impressos, queremos propagar saberes, começando pelos municípios da própria Chapada Diamantina, até outras regiões do país, em parceria com escolas, bibliotecas e demais instituições interessadas”, pontua.

A Chapada Diamantina é mundialmente conhecida pela sua natureza encantadora, sobretudo as inúmeras serras e cachoeiras, sendo um dos principais destinos para os amantes do ecoturismo do Brasil. É nela que nasce o maior rio baiano, o Paraguaçu, responsável pelo abastecimento, inclusive, de boa parte da capital do estado. Tendo como base toda essa riqueza, várias áreas de preservação protegem o território, com destaque para o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Conheça os detalhes do projeto e contribua para sua concretização; no link também estão descritas as recompensas para os colaboradores.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.