Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Eduardo Bolsonaro usa a ‘Fox News’ para ‘mitar’ com a crise do coronavírus contra a imprensa brasileira

Eduardo Bolsonaro e o pai debocham da imprensa brasileira | FOTO: Divulgação |

Não é de hoje que se fala do modus operandi utilizado pelo clã Bolsonaro para ter o domínio da narrativa e lucrar politicamente, ‘mitando’ contra a imprensa séria, criando situações onde induz os profissionais a erros e em seguida desmentindo ou ocultando os fatos. Depois da CPMI das Fake News revelar que um computador do gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) foi utilizado para a criação de uma página no Facebook de disseminação de ódio e tentativa de destruição de reputações – principalmente de políticos adversários ou de figuras públicas que apresentem qualquer tipo de posicionamento ideológico de esquerda (leia aqui), nesta sexta-feira (13) ele atacou novamente.

Eduardo Bolsonaro deu uma declaração exclusiva para a rede de televisão americana ‘Fox News’, confirmando o teste positivo para o primeiro exame do novo coronavírus (Codiv-19) do seu pai, o presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido), induzindo o experiente e renomado jornalista John Roberts ao erro e consequentemente toda a imprensa brasileira que repercutiu a entrevista. Em seguida, seu pai publicou nas redes sociais a informação de que seu exame deu negativo acompanhado de uma fotografia em que o mesmo faz um gesto popularmente conhecido como ‘banana’, ironicamente essa foto foi de uma outra agressão gratuita à imprensa, cometida por ele semanas atrás (leia aqui).

“Após dizer para a Fox News que seu pai havia preliminarmente testado positivo para coronavírus, Eduardo Bolsonaro agora diz que o teste foi negativo. Bolsonaro afirma que entrou em contato com a Casa Branca”, postou o repórter no Twitter. Em seu site oficial, a ‘Fox News’ defendeu a versão do repórter e alegou que o filho do presidente aparentemente confirmou que o pai testou positivo. Após o posicionamento do jornalista, Eduardo Bolsonaro usou o Twitter para dizer que não conversou com ninguém da imprensa.

“Jamais falei com alguém da imprensa que testes do presidente Jair Bolsonaro tenham dado positivo, jamais. Até porque essa informação jamais chegou para mim. A única informação que tenho é que presidente Jair Bolsonaro, ministro General Heleno e eu testamos negativo para coronavírus”, disse o deputado Eduardo Bolsonaro.

Em seguida, o parlamentar criticou a imprensa e disse que tentaram criar crise com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “A imprensa mente para destruir o novo Brasil. Ao mentir que Jair Bolsonaro teria coronavírus [fake], prejudicaram a imagem do nosso país, derrubaram bolsa/mercado, diminuíram investimentos, tentaram criar crise com nosso amigo Donald Trump. Com algumas exceções, imprensa é lixo”, dispara o deputado.

Na sequência, Eduardo Bolsonaro concedeu entrevista ao programa ‘America’s Newsroom’, da própria ‘Fox News’. O deputado disse não saber se o pai inicialmente testou positivo para o vírus. “Eu não tenho essa informação”, afirmou. “A informação que eu tenho é que os resultados disseram que ele testou negativo para coronavírus. Eu nunca ouvi que foi positivo no primeiro exame. Isso é algo que eu não sei. Mas tudo está bem agora”.

A estratégia dessa guerra de informações é um prato cheio para quem está na linha auxiliar de apoio ao governo. Em grupos de aplicativos de mensagens, muitos dos participantes que ajudam a proliferar as fake news – que alicerçam a comunicação do clã Bolsonaro, se divertem com esse joguinho maniqueísta que não condiz com a liturgia e as responsabilidades dos cargos que ocupam os integrantes da família.

Enquanto eles distraem a população brincando com coisa séria, o país cada vez mais segue como se não tivesse direção, vendo a economia afundar, as reservas cambiais derretendo com o dólar chegando à casa dos R$5, o desemprego seguindo em alta, o ‘Pibinho’ insignificante e não se visualiza nenhuma perspectiva de melhora no horizonte. Jornal da Chapada com informações do UOL.

Leia também

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas