Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Caso suspeito de coronavírus é notificado pela prefeitura do município de Ipirá; Secretaria emite nota

Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta terça | FOTO: Jefferson Santana |

Um caso suspeito de contaminação por coronavírus foi notificado pela prefeitura do município de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, nesta terça-feira (17). Em nota emitida para a imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, aponta que existe a suspeita do primeiro caso do Covid-19 e seria de uma mulher de 32 anos com histórico de viagem ao Rio de Janeiro.

A mulher procurou o serviço da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Ipirá e relatou ter sintomas semelhantes ao da doença que virou pandemia no planeta. Na nota emitida, a prefeitura aponta que todas as medidas cabíveis foram tomadas, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O material necessário foi coletado na suposta vítima e encaminhado ao Laboratório Central (Lacen) para diagnóstico.

Ao site Ipirá FM, a secretária de Saúde, Priscila Blumetti, disse que não existe motivo para pânico. “Estamos agora aguardando o resultado dos exames, não há motivo algum para pânico. Por precaução nós colocamos o paciente em isolamento domiciliar e assim que houver um resultado, manteremos toda a população informada. Mas, é importante reforçar que continuemos a fazer o que manda o protocolo do Ministério da Saúde. Lavar as mãos várias vezes ao dia, se abster de cumprimentar as pessoas com aperto de mão, abraços ou beijo, são medidas que podem nos ajudar muito”.

Ainda conforme os dados, a secretária completa que em momentos como esse todos devem tomar cuidado com as notícias falsas (fake news). Inclusive não compartilhando informações sem pronunciamento oficial. “Qualquer informação acerca do novo coronavírus será dada através dos canais de informação do município com toda responsabilidade e atenção que o caso exige”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas