Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ibiquera cancela festejos a São José por causa da pandemia do coronavírus; outros municípios fizeram o mesmo

O evento em Ibiquera foi cancelado pela prefeitura | FOTO: Divulgação |

Os festejos em homenagem a São José, santo católico que é celebrado nesta quinta-feira (19), foram encerrados mais cedo e até cancelados em algumas cidades da Bahia por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Na Chapada Diamantina, a Festa de São José é uma tradição no município de Ibiquera, por exemplo, e atrai milhares de pessoas para os eventos religiosos, profanos e administrativos. Porém, em atitude sensata e em concordância com a comunidade religiosa, o prefeito Ivan Almeida (PP) cancelou o festejo.

Na Bahia, Barreiras, Itabuna e Feira de Santana são cidades com programação afetada. Em Barreiras, cidade da região oeste da Bahia, a festa em homenagem a São José foi encerrada mais cedo. O novenário, previsto para encerrar na quarta-feira (18), foi finalizado na última terça-feira (17). Além disso, a festa religiosa marcada para a manhã desta quinta-feira (19) foi cancelada. Apesar disso, a imagem do santo ficou exposta na porta da igreja para os fiéis que passarem pelo local. No entanto, foi colocada uma fita amarela para isolar a área.

Já em Feira de Santana, as missas e procissões também previstos para esta quinta foram cancelados. Mutirões de confissões, via-sacras foram incluídas na lista das suspensões da cidade. A situação foi parecida em Itabuna, que fica no sul do estado. Apesar de não ser cancelada, a arquidioceses repensou a festa e os fiéis precisarão sentar separados um dos outros. Além disso, será distribuído álcool em gel para as pessoas. Até esta manhã de quinta (19), foram registrados 27 casos de pacientes contaminados na Bahia.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Cuidado especial com idosos e crianças está entre as medidas de prevenção ao coronavírus em Ibiquera

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas