Pular para a barra de ferramentas
CidadesCulturaCuriosidadesMenu Principal
Trending

#Chapada: Ibiquera completa 62 anos de emancipação e população celebra a data dentro de casa por causa da pandemia

Tradicionalmente, no aniversário do município chapadeiro as homenagens iniciam às 5h da manhã com a alvorada com cunho religioso da Igreja Católica; logo após era realizada uma missa na igreja situada na praça São José.

O município de Ibiquera comemora 62 anos de emancipação política e econômica de um jeito bem diferente por conta da pandemia do novo coronavírus. Com cerca de 4.044 habitantes (IBGE de 2019), o município chapadeiro foi criado após seu território ser desmembrado de Itaberaba, pela Lei estadual nº 1.036, em 20 de agosto de 1958.

Tradicionalmente, no aniversário, as homenagens eram iniciadas às 5h da manhã com a alvorada com cunho religioso da Igreja Católica. Logo após era realizada uma missa na igreja situada a praça São José, no centro comercial da cidade. Mas com a pandemia tudo foi realizado de forma online.

Um dos grandes destaques do município é a gruta da Lapinha, localizada às margens da BR-242. A gruta é um dos pontos turístico mais frequentados por romeiros, trilheiros e turistas de todo o Brasil. O local atrai fieis durante o mês de agosto. É o período que ocorre a celebração a Bom Jesus da Lapa e a Nossa Senhora de Aparecida (veja aqui).

Assim como toda a Chapada Diamantina, Ibiquera é rica em belezas naturais e abundante biodiversidade. Além de atrair turistas para as festas tradicionais como de seu padroeiro São José, ainda existem eventos tradicionais do calendário cultural como os festejos juninos e a festa do vaqueiro.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios