Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Itaberaba recebe recomendações do MP e Defensoria sobre ações contra o Covid-19; plano municipal será criado

O feito foi atingido em razão das medidas adotadas de combate à pandemia e do empenho da prefeitura para ampla vacinação | FOTO: Arquivo/Divulgação |

A equipe de administração do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, sob a gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), recebeu recomendações do Ministério Público (MP-BA) e da Defensoria Pública (DPE-BA), durante reunião na última quarta-feira (18) sobre o combate ao coronavírus. O encontro apresentou as Recomendações 01 e 02 de 2020, que tratam sobre a pandemia do Covid-19 e as estratégias de enfrentamento para serem adotadas pelas autoridades municipais no combate ao avanço do vírus em todo o município.

Na reunião, as principais medidas sugeridas pelo MP-BA e DPE-BA já haviam sido adotadas proativamente pela gestão nos decretos municipais publicados em 16 e 17 de março. Os decretos dispõem sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus em Itaberaba, como suspensão de aulas e cancelamentos de eventos públicos com aglomerações. As demais recomendações pontuadas pelos órgãos, já estão sendo providenciadas pela equipe de governo que, até esta sexta (20), deve publicar outros decretos estabelecendo novas medidas de combate à pandemia.

Reunião ampliou as ações de combate e prevenção ao Covid-19 | FOTO: Divulgação |

Também haverá a apresentação oficial do Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19 com as respectivas formas de fiscalização e monitoramento, com foco nos locais potencialmente considerados como zona de risco para a disseminação do vírus, a exemplo dos postos de gasolina localizados às margens da BR-242. A Secretaria de Comunicação (Secom) de Itaberaba desenvolveu uma página específica para toda e qualquer divulgação referente ao coronavírus. “Tudo que chegar referente a esse tema será publicado, facilitando a busca e acesso da população às informações”, reforça a pasta de Comunicação.

A reunião com o MP-BA e DPE-BA foi conduzida pelo promotor de Justiça Thiago Pretti Pedreira e pelo defensor público Welington Lisboa Ribeiro. O executivo municipal foi representado pelos secretários municipais das pastas de Ação Social e Cidadania, Suzana Matias, de Saúde, João Rodrigues Jr, de Administração, Modernização e Informação, José Francisco Leal, e de Desporto, Lazer e Turismo, Luiz Alberto do Bomfim. Estiveram presentes o procurador-geral do município, Oacir Mascarenhas, o presidente do Conselho de Educação (CME), Adauto Lima — representando a Secretaria de Educação (Seduc). A Secom contou com a participação do coordenador de Jornalismo, Fotografia e VT, Maurício Galvão — representando a secretária Ana Fabrícia.

Está com dúvidas, receio, preocupado ou preocupada com sintomas sobre o coronavírus? Quer informar um caso suspeito ou pedir apoio à Vigilância em Saúde? Nessas horas, se dirigir ao contato certo ganha tempo e traz mais efetividade ao processo. Por isso, a prefeitura sugere o Whatsapp da Ouvidoria Municipal – 75-992306900. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas