Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Itaberaba não tem caso confirmado de Covid-19; um testa negativo e três aguardam resultado

Três casos suspeitos aguardam resultado | FOTO: Jornal da Chapada |

O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, não tem caso confirmado de Covid-19. Um dos quatro casos suspeitos testa negativo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) neste sábado (21). Os outros três pacientes aguardam resultado do Laboratório Central da Bahia (Lacen). As amostras foram enviadas para Salvador, onde serão analisadas. A gestão aponta que os resultados serão divulgados assim que forem disponibilizados. Trinta pessoas são monitoradas na cidade.

De acordo com informações, “o Ministério da Saúde recomenda que a coleta do material de amostra seja feita até o sétimo dia após o início dos sintomas”. Essa nota aparece no exame da paciente de 19 anos que testou negativo para Covid-19 em Itaberaba, que circula em rede social. O teste é confidencial, para proteger a vítima e a família o sigilo é praxe ética dos profissionais de saúde. A prefeitura do município segue com medidas emergenciais para conter o avanço da pandemia mundial.

Decretos já foram publicados e estão em vigor em todo o município. Além da restrição ao acesso à cidade, sob forte fiscalização, as aulas foram suspensas, e o comércio foi fechado, inclusive uma das fábricas com centenas de trabalhadores teve seu funcionamento suspenso. Outras medidas estão sendo tomadas com a anuência dos órgãos estaduais e federais, Ministério Público e Defensoria Pública. O foco é manter as pessoas em casa até a quarentena findar, além de presar pela limpeza e evitar contato social.

Jornal da Chapada

Publicação do prefeito

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas