Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Seabra monitora primeiro caso suspeito de coronavírus; paciente já foi isolada

A mulher de 51 anos viajou para Suzano (SP) e teve contato com a sobrinha que veio da Itália | FOTO: Divulgação/PMS |

O primeiro caso suspeito de Covid-19 no município de Seabra, na Chapada Diamantina, foi notificado pela prefeitura local neste domingo (22). Trata-se de uma mulher de 51 anos com histórico de viagem para o município de Suzano, em São Paulo, e que teve contato com a sobrinha que veio da Itália. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a sobrinha da paciente isolada, ao chegar “em São Paulo, foi classificada como caso suspeito de Covid-19, por ter tido um caso confirmado da doença no voo que ela se encontrava. A sobrinha ficou em isolamento e teve o caso descartado”.

Entretanto, a prefeitura já tomou as medidas cabíveis de isolamento e segue o protocolo de monitoramento. A paciente está isolamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h), já teve material para a análise coletado e enviado para o Laboratório Central em Salvador (Lacen-BA). Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Seabra, o estado de saúde da paciente é estável. “Encontra-se em bom estado geral e apresenta sinais vitais sem alterações. [Ela se queixa que] há quatro dias vem apresentando febre, mialgia, dor de garganta, coriza. Nega dificuldade respiratória. Alega ser portadora de diabetes mellitus”, aponta nota da pasta.

A prefeitura de Seabra tem orientado a população e criado medidas temporárias para conter a Covid-19. No último sábado (21), decreto suspendeu por 10 dias o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, sendo permitido apenas a entrega no balcão ou delivery, e seguindo os protocolos. Casas de eventos, clubes e associações recreativas também foram fechadas. Atividades comerciais de serviços não essenciais e estabelecimentos bancários e afins foram fechados e mantêm apenas o abastecido dos terminais de autoatendimento.

Em Seabra, assim como em diversos municípios chapadeiros, a rodoviária foi fechada por completo e a cidade tem restrição de entrada também. O transporte alternativo em toda extensão do município foi cancelado. Locais de parada de caminhoneiros devem criar processos alternativos para atendimento exclusivo da classe de acordo as medidas adotadas de prevenção a Covid-19.

Jornal da Chapada

Leia também

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas