As máscaras se tornaram um item indispensável aos ministros nas últimas coletivas de imprensa nas quais o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve presente. Mas nesta segunda-feira (23), quando alguns integrantes do corpo ministerial se reuniram para falar das ações do governo federal sobre o coronavírus, nenhum estava de máscara. Fato que chamou a atenção da imprensa, deixando os integrantes da coletiva constrangidos.
A situação ocorreu após uma pergunta de Gustavo Maia, repórter do jornal O Globo. Inicialmente, o jornalista queria enviar uma questão diretamente a Bolsonaro, que estava ausente na ocasião. Então, aproveitou para indagar os ministros se receberam alguma orientação para não usar as máscaras.
O jornalist fazendo pergunta na coletiva pra Bolsonaro, que foi embora antes de abrir pra imprensa, e os demais ministros em silêncio deixando o jornalista sem resposta.
Isso que é um governo preparado pra enfrentar o coronavírus #BolsonaroGenocida @jairmearrependi @tesoureiros pic.twitter.com/fyDVCPTiBU— Markos Oliveira 🍦🌈 (@MarkosOliveira) March 23, 2020
“Aproveitando para perguntar também se vocês foram orientados a não usar máscaras hoje, se usaram da última vez. O que mudou no protocolo?”, perguntou.
Após o questionamento, ministros como o de Infraestrutura, Tarcísio Gomes Freitas, o da Cidadania, Onyx Lorenzoni, entre outros, ficaram olhando uns para os outros por, aproximadamente, 15 segundos. Após o silêncio, a mestre de cerimônias seguiu adiante pedindo para que o próximo jornalista perguntasse. As informações são do Estadão.
Link alternativo