Por meio de grupos no WhatsApp, formado por turma e direcionado por um professor tutor que estabelece, junto aos estudantes, um cronograma diário para cada disciplina é cumprido. Tudo, obviamente, a partir de um planejamento e da elaboração de atividades com conteúdos pedagógicos. Esta é a forma que educadores e gestores do Colégio Estadual Governador Antonio Carlos Magalhães, no município de Várzea da Roça, na Chapada Norte, encontraram para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem e o vínculo que une a comunidade escolar, neste momento de isolamento social motivado pelo Coronavírus. Na última quarta-feira (25), a aula foi de Filosofia para todas as séries e Espacialidades do Território Baiano, para a 1ª série. A programação on-line está prevista para prosseguir até 7 de abril.
A coordenadora pedagógica Maria de Lourdes de Oliveira explica que os professores estão disponibilizando propostas de estudos e atividades para serem feitas pelos estudantes. “Pensamos com carinho nesta proposta para, assim, estarmos próximos de todos os alunos. São atividades extremamente ricas em relação à multiplicidade de linguagens, gêneros textuais, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade. E todos os professores e a nossa diretora Amanda Silva Rios estão muito empenhados em colaborar”, disse a educadora, completando que as atividades devem ser organizadas por cada aluno, na forma de um portfólio, e entregues aos professores no retorno das aulas, que as avaliarão qualitativamente.
O estudante Nadison Xavier Ribeiro Machado, 16 anos, 2º ano, fala sobre a iniciativa da unidade escolar e como está se organizando para estudar. “Os nossos gestores, coordenadores e professores vêm tendo uma ótima iniciativa em promover aulas on-line. É de grande importância, pois a escola não deve se afastar dos seus alunos e nem vice-versa. Para que possamos adquirir conhecimento nesse tempo que estamos afastados socialmente, por razões tristes, que assolam parte do planeta, é muito importante que continuemos em atividade. Minha organização é simples: sigo as orientações do professor responsável, que auxilia cada dia com uma atividade diferente; realizo minhas atividades; assisto a alguns filmes e documentários; leio bastante; e estudo para a ONHB (Olimpíadas Nacionais de História do Brasil).
Talyta Trindade Oliveira, 17, 3º ano, conta que assim que chegou a informação sobre a pausa escolar que viria nos próximos 30 dias, a principal preocupação dos educadores foi como recuperar as aulas e atividades que estavam no cronograma escolar. “Com a ideia de atividades on-line, foi fácil juntar o útil ao agradável. Todos precisavam ficar cientes de que essa pausa não seria férias, e sim uma emergência. Manter adolescentes e jovens dentro de casa é uma tarefa nada fácil. Por que não, então, trazer a tecnologia ao nosso favor? Os jovens da nova geração passam a maior parte do seu tempo integrado à tecnologia, e ai está a solução para o nosso problema. Além de mantermos o vínculo com a escola, podemos nos manter ocupados e ainda adquirindo conhecimento. As atividades propostas fogem do padrão de atividades ditas “chatas” pelos alunos. Acredito que a ideia proposta pelo colégio nos manterá no foco e na busca do conhecimento. Deixando-nos ocupados na nossa área de conforto”, declarou a estudante.
Suspensão das aulas
O governador Rui Costa anunciou a suspensão de aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença Covid-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual serão repostas, garantido os 200 dias do ano letivo. As informações são da SEC.