Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Após atender critérios da Vigilância Sanitária, Instituto do Rim inicia atendimento imediato em Itaberaba

Uma visita ao local marcou a liberação do prédio do Instituto do Rim em Itaberaba | FOTO: Montagem do JC /Divulgação |

Atendendo a todos os critérios dos órgãos reguladores e fiscalizadores do setor de saúde, o Instituto do Rim inicia suas atividades no município de Itaberaba já neste domingo (29), em sua nova sede, a partir das 14h. A informação foi divulgada neste sábado (28), no centro de hemodiálise durante visita feita pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) e pelo diretor do Instituto, doutor Túlio César. Ambos estiveram na unidade para conferir de perto os últimos detalhes para abertura.

O Instituto do Rim de Itaberaba atua com hemodiálise, na saúde dos pacientes renais, já há sete anos no município. Além do portal de entrada da Chapada Diamantina, pacientes de outras 21 cidades da região têm acesso a uma equipe de 41 profissionais, sendo três médicos, 19 técnicos de enfermagem, três enfermeiras especializadas em nefrologia, um nutricionista, uma psicóloga, um assistente social e 13 pessoas de apoio.

As informações foram divulgadas neste sábado e o centro já funciona neste domingo | FOTO: Divulgação |

“Sempre atuamos em parceria com o poder público, atendendo a todas as normas dos órgãos reguladores. Os municípios atendidos são Marcionílio Souza, Ruy Barbosa, Utinga, Castro Alves, Iaçu, Milagres, Macajuba, Bonito, Itaetê, Lajedinho, Lençóis, Andaraí, Wagner, Boa Vista do Tupim, Nova Redenção, Mucugê, Palmeiras, Nova Itarana, Ibiquera e Mutuípe”, informa doutor Túlio ao Jornal da Chapada.

O diretor do Instituto compartilhou sua alegria por ter vencido todas as etapas para abertura do centro na cidade chapadeira. “É uma imensa alegria para mim e todos os profissionais envolvidos ter o Instituto funcionando, principalmente pelos pacientes que estavam se deslocando até Irecê. Ter um serviço de hemodiálise funcionando bem é de extrema importância para a região”, aponta.

1 / 6

Ele reforça que o atendimento já começa neste domingo. “Começaremos a atender a partir das 14h, será o primeiro turno com os pacientes que não fizeram hemodiálise ontem [sexta-feira] para não comprometer e não ter nenhum problema em relação ao tratamento deles”, destaca Túlio.

Em suas redes sociais, o prefeito Ricardo Mascarenhas também tratou de informar sobre a abertura do Instituto do Rim. “Tudo pronto para receber os pacientes da hemodiálise de Itaberaba e região! Amanhã [domingo], começamos a receber todos que necessitam desse serviço tão importante”, frisa Ricardo.

Até a última quinta-feira (26), os atendimentos tiveram que ser transferidos para outros municípios sendo realizados na Clínica de Hemodiálise, em Irecê, e no Instituto de Saúde, em Valença, até que fosse estabelecida a fase de adequação do novo prédio, que já se encontra em funcionamento de acordo com a regulamentação e portarias ministeriais, resultado da análise da água e do aval da Vigilância Sanitária.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas