Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cineasta morador de Lençóis concorre ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro por produção de documentário

Além da produção do documentário, Juca Badaró também foi indicado na categoria para diretores estreantes de longa-metragem | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Jornalista, cineasta e diretor da produtora Cinepoetyka, em Lençóis, na Chapada Diamantina, Juca Badaró concorre a prêmio por produção de documentário ‘As Cores da Serpente’. O filme narra a trajetória de um grupo de artistas angolanos que realizaram a maior intervenção de grafite a céu aberto do continente africano. Gravado em Angola e lançado no circuito comercial de cinema no Brasil no ano passado, a doc foi selecionado para concorrer ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020, que será realizado, este ano, na cidade de São Paulo.

‘As Cores da Serpente’, que contou com edital de distribuição da Agência Nacional de Cinema (Ancine), tornou-se o primeiro documentário realizado na África a entrar no circuito comercial de cinema do Brasil. O desafiador processo artístico de jovens grafiteiros de Angola de pintar os muros da Serra da Leba, uma estrada histórica com cerca de 20 quilômetros, é a essência do documentário. A pintura dos 6 mil metros quadrados de paredões foi realizada entre agosto e novembro de 2015 pelo Coletivo Murais da Leba, coordenado pelo jornalista angolano Vladimir Prata e formado por pelo menos 25 artistas das províncias de Luanda, Namibe e Huíla.

1 / 6

“Trabalhei na área de comunicação em Angola, e quando conheci o projeto resolvi registrar porque percebi que o que movia estes jovens artistas angolanos era algo muito maior do que simplesmente fazer um grafite, havia ali uma busca da própria identidade, de suas próprias tradições”, afirma o diretor Juca Badaró, que já realizou trabalhos em TV e filmes de ficção no Brasil e no exterior. A brasileira Renata Matos, com larga experiência em filmes de ficção e documentários, é quem assina a produção da obra cinematográfica.

Os dois realizadores viveram cerca de dois anos em Luanda, capital angolana, onde trabalharam em diversos projetos ligados ao audiovisual. Em 2019, o documentário passou pelos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador e Cachoeira, no interior da Bahia. O filme, realizado pelas produtoras Domínio Público e Cinepoètyka Filmes, foi produzido com recursos próprios e sem apoios financeiros. A distribuição, por meio do edital Prodecine 03, foi feita pela Salvador Filmes. O diretor Juca Badaró ainda foi indicado na categoria para diretores estreantes de longa-metragem do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020.

Recentemente, a produtora Cinepoetyka, dirigida por Badaró e Renata, lançou uma campanha em vídeo na última semana que pede aos turistas a colaboração de não visitarem o município no momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O vídeo possui imagens de pontos turísticos da região de Lençóis e emocionou a população chapadeira (veja aqui). Jornal da Chapada com dados de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas