Para que os estudantes pudessem se envolver com uma atividade pedagógica produtiva e atrativa durante o isolamento social, motivado pela pandemia do Coronavírus, o Centro Estadual de Educação Profissional (Cetep) em Gestão e Negócios Professora Felicidade de Jesus Magalhães, no município de Jacobina, na Chapada Norte, antecipou a tradicional Gincana de Leitura do Cetep e adotou o formato on-line para realizá-la. Em sua 17ª edição, a atividade está acontecendo a partir da indicação de contos, romances, poemas, peças de teatro, novelas e das orientações de leitura, por meio de redes sociais.
A professora de Língua Portuguesa e Redação e coordenadora da Gincana de Leitura, Denise Dias, explica que a ação tem como objetivo principal aprimorar as competências básicas de ler e escrever na Educação Profissional, de maneira prazerosa, crítica e satisfatória, envolvendo os estudantes no aprendizado de conteúdos de sua série de estudo. “Além disso, a atividade visa desenvolver nos alunos participantes práticas, posturas e ações que levem em consideração a atuação eficaz no mercado de trabalho”.
A educadora conta, ainda, que o plano de estudos elaborado foi socializado com os líderes de classe, que estão sendo os monitores das turmas on-line, sob a sua responsabilidade. “Estabeleci vários canais de comunicação para o acompanhamento do processo de aprendizagem, como WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mail. Obras como “A morte e a morte de Quincas Berro D´Água (Jorge Amado), “Vidas secas” (Graciliano Ramos), “O alienista” (Machado de Assis) e “A pena e a lei” (Ariano Suassuna), entre outras cobradas nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), integram o conteúdo da gincana.
A estudante Edvanilda Silva Santos, 19, 3º ano do curso técnico em Administração, considera importante a iniciativa. “Estamos tendo a oportunidade de continuarmos a desenvolver mais a leitura e a escrita, através da literatura. Gosto muito dessa gincana, porque aprendemos mais sobre os autores literários, seus livros, conhecendo a história de vida de cada escritor, as narrativas, os temas, os movimentos literários. A atividade nos capacita mais para o aprendizado da Língua Portuguesa e nos prepara para os vestibulares. Esta iniciativa veio de maneira exemplar, no momento certo, pois não podemos estar na sala de aula, mas estamos lendo, sendo orientados e acompanhados”.
O também estudante Bruno Santos, 17, 3º ano do Ensino Médio e líder de classe, reforça o entusiasmo com a atividade. “A gincana virtual é um projeto maravilhoso, através da qual nós, amantes da literatura, podemos desenvolver várias atividades, como por exemplo o “YouTube literário, no qual usamos a leitura e a informática. Então essa ideia de “gincana virtual” está sendo maravilhosa porque eu e meus amigos, mesmo em isolamento social, continuamos conectados com os estudos, aprendendo coisas novas e revisando o que já aprendemos em sala de aula”. A aluna Quezia Souza da Silva, 30, 3º ano do curso técnico em Administração, completa: “É gratificante estarmos unindo algumas ferramentas e recursos para manter a nossa rotina de estudos, de forma produtiva e saudável em meio a este momento de quarentena”.
Suspensão das aulas
Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição das aulas dos 21 dias letivos englobados nos decretos será presencial na rede estadual de ensino. A redefinição do calendário escolar está sendo discutida com as diferentes representações da Educação Básica e do Ensino Superior. As informações são de assessoria.