O Google lançou na madruga da última quarta-feira (15) o Fundo de Auxilio Emergencial ao Jornalismo, como parte de sua resposta aos efeitos do novo coronavírus na mídia, com redução generalizada de publicidade. Em post assinado por Richard Gingras, vice-presidente de notícia, a empresa destaca que o programa é voltado aos veículos com cobertura regional e local considerada mais ameaçadas
“O objetivo é oferecer apoio a milhares de pequenos e médios veículos de todo o mundo, bem como a empresa que cobrem o noticiário local” escreve o executivo, sem divulgar o total de recursos a ser investido. Afirma Gingras que a Industria de notícias está enfrentando cortes de pessoal, férias coletivas e redução de custos, resultantes da desaceleração econômica imposta pela Covid-19.
Vale ressaltar, que o financiamento será realizado durante a crise atual, com valores que “irão de alguns milhões de dólares para Redações pequenas e dezenas de milhares para organizações de maior porte”. O Google ainda informa que o veículo de imprensa de qualquer lugar podem preencher o formulário de inscrição, que termina no dia 30 de abril, às 3h59, horário de Brasília. Jornal da Chapada com informações da Folha de São Paulo.