Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Obras da Policlínica Regional em Itaberaba começam nesta segunda; ato reúne políticos da região

O equipamento público será construído no antigo terreno da antigo Derba em Itaberaba | FOTO: Jornal da Chapada |

Em meio aos transtornos vividos pela saúde pública mundial, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), enfim uma boa notícia para Itaberaba e toda a região da Chapada Diamantina. A tão sonhada obra de construção da Policlínica Regional de Saúde da Chapada, com sede em Itaberaba, começa nesta segunda-feira (20), a partir das 8h. A ordem de serviço foi dada pelo governador Rui Costa (PT), e pelo presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde ‘Chapada Unida’, o prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas (PP). O consórcio é composto por 21 municípios que fazem parte dos Territórios de Identidade da Chapada Diamantina e do Piemonte do Paraguaçu, entre eles Utinga, Lençóis, Nova Redenção, Ibiquera, Itaetê, Mucugê, Andaraí, Ruy Barbosa e outros.

O ato público de início das obras será discreto, com a presença de Ricardo Mascarenhas e alguns assessores, vereadores e a imprensa, todos avisados previamente para participarem do evento seguindo os protocolos de enfrentamento e combate à pandemia que são o respeito ao distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Alguns prefeitos, como a de Nova Redenção, Guilma Soares (PT), já justificou ausência por conta de agenda no município. Já o prefeito de Utinga, Joyuson Vieira, manifestou a vontade de prestigiar o ato que significa muito para seu município, que inclusive registrou um óbito pela Covid-19.

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, comanda ato público com a imprensa nesta segunda | FOTO: Reprodução |

Suspensa desde o último dia 27 de março, por conta do avanço do novo coronavírus na Bahia, o início da obra de construção da Policlínica Regional de Saúde acontece por conta dos resultados positivos das ações preventivas implantadas pela gestão de Ricardo Mascarenhas que conseguiu impedir, até o momento, o surgimento de casos confirmados da Covid-19. A policlínica prestará serviços de média complexidade na rede de saúde da região, ampliando o acesso ambulatorial à especialidades médicas diversas e exames de alta complexidade, tudo visando uma maior atenção à saúde do paciente tanto da cidade quanto da região.

Neste sentido, o projeto visa garantir a oferta dos exames complementares e consultas especializadas para todas as 21 cidades da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu que fazem parte do Consórcio de Saúde, fornecendo resolutividade à atenção básica e evitando que os pacientes precisem ir para os hospitais com casos que podem e devem ser solucionados na atenção primária e secundária. A Bahia já conta com 16 policlínicas regionais, que atendem a uma população de cerca de dois milhões de pessoas.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas