Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Policlínica Regional de Saúde começa a ser construída em Itaberaba e vai atender 21 municípios; confira imagens

As obras começaram nesta segunda após ato político comandando pelo prefeito Ricardo | FOTOS: Jornal da Chapada |

As obras de construção da Policlínica Regional de Saúde da Chapada Diamantina, com sede em Itaberaba, foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (20). O presidente do Consórcio Interfederativo ‘Chapada Unida’ e prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), participou da solenidade em frente à antiga residência do Derba, na Avenida Flaviano Guimarães, e detalhou dados sobre a unidade de saúde. A Policlínica de Itaberaba será construída pela empresa ‘Axxo Construtora’ e serão investidos cerca de 40 milhões, com prazo de 11 meses para entrega da obra.

Respeitando as orientações do Ministério da Saúde para evitar aglomerações, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a assinatura da ordem de serviço contou com a presença de poucas pessoas da administração municipal. A primeira dama e secretária de Ação Social, Suzana Matias, assessores diretos da gestão, como os secretários João Rodrigues (Saúde) e Nogma Britto (Educação), além de lideranças políticas e vereadores da bancada de apoio ao prefeito estiveram presentes. “Hoje é um dia muito importante para Itaberaba e para os 21 municípios que compõem o Consórcio Público de Saúde. Aqui foi dado o pontapé para a consolidação do Sistema Único de Saúde [SUS] para atendimentos de média e alta complexidade tanto para Itaberaba quanto para a nossa região”, informa o presidente do Consórcio Ricardo Mascarenhas.

Imagens do início das obras

Apesar de não estarem presentes durante a solenidade por conta da pandemia, alguns dos 21 prefeitos dos municípios que fazem parte do consórcio se manifestaram sobre o início das obras da policlínica. O prefeito de Lençóis, Marcos Araújo (Marcão, PRB), não pode comparecer ao ato devido a uma reunião com o Comitê de Enfrentamento da Pandemia e com o Ministério Público. “Esse equipamento chegou num momento de esperança para a Chapada. A instalação dessa policlínica vai oferecer maior comodidade para a realização de exames caros, além de evitar o deslocamento do paciente para Feira [de Santana] e Salvador. Estamos vivendo momentos difíceis, mas quem está com Deus vai resolve tudo. Na oportunidade parabenizo ao governador Rui Costa, bem como o presidente do Consórcio de Saúde da Chapada, o colega Ricardo Mascarenhas e todos os colegas prefeitos associados. Vamos lutar agora para a instalação do Samu, já que nossa região é a única da Bahia sem esse equipamento’.

O prefeito de Utinga, Joyuson Vieira, se diz esperançoso. “Recebi com alegria, a mensagem do nosso presidente Ricardo, prefeito de Itaberaba, nos convidando para o início das obras, nesta segunda. Aqui em Utinga, pela ordem alfabética, já nos acostumamos a ficar no fim da fila, todavia, na Chapada Diamantina, também pela mesma ordem, ainda não compreendi por que, sempre, somos os últimos. Não gosto do adágio ‘os últimos serão os primeiros’, mas admito, ainda que a contra gosto, aquele outro, ‘antes tarde do que nunca'”, declara Vieira. Prefeito de Itaetê, o gestor Valdes Brito (PT) também comemorou o início das obras. “Estamos felizes em saber que agora teremos a policlínica pertinho da gente. Um avanço enorme na oferta de serviços de saúde para os municípios chapadeiros”.

Fotos do ato de assinatura da ordem de serviço

1 / 6

Já a prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares (PT), também destacou a importância do equipamento para a Chapada Diamantina. “Essa obra é um grande feito para nossa região, principalmente para suprir a carência de serviços de alta e média complexidade, serviços de saúde pública dispendiosos – especialmente para os municípios pequenos como Nova Redenção. Com a Policlínica Regional de Itaberaba funcionando vamos poder ofertar os serviços de saúde que nossa população merece. Na oportunidade, quero agradecer a iniciativa do governador Rui Costa, e o empenho do nosso presidente Ricardo Mascarenhas”, disse.

A policlínica prestará serviços de média complexidade na rede de saúde da região, ampliando o acesso ambulatorial às especialidades médicas diversas e exames de alta complexidade. Por iniciativa do governo Rui Costa, a Bahia já conta com 16 policlínicas regionais, que atendem a uma população de cerca de dois milhões de pessoas. “Elas são importantíssimas para salvar vidas humanas”, explicou o governador via assessoria no dia 18 de abril, quando informou a reaberturas das unidades para dar suporte às ações de combate à pandemia.

Jornal da Chapada

Veja vídeos do início das obras

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas