Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Lançada licitação para elaboração de estudos para a construção da Barragem do Rio da Caixa em Rio do Pires

A abertura das propostas do edital está prevista para 25 de maio de 2020 | FOTO: Divulgação/SIHS |

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio de sua vinculada, a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), publicou neste mês de abril no Diário Oficial do Estado o edital de licitação para a contratação de empresa especializada que vai elaborar os estudos de viabilidade e projeto executivo para a construção da Barragem do Rio da Caixa. A abertura das propostas do edital está prevista para 25 de maio de 2020.

A Barragem do Rio da caixa, no município de Rio do Pires, na Chapada Diamantina, será localizada à juzante da Barragem de Zabumbão, com um volume de acumulação previsto de 30 hm³, vai funcionar como grande reforço da oferta de água da Bacia do Paramirim, atendendo os municípios de Rio do Pires, Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas e Paramirim, além do município de Tanque Novo, no Sertão Produtivo.

O equipamento, além de garantir segurança hídrica para a região, vai contribuir para a sustentabilidade do abastecimento humano e da tradicional produção agrícola irrigada, que atualmente só conta com o fornecimento de água da Barragem de Zabumbão.

“Esse é um projeto muito importante e esperado pela população do Território da Bacia do Paramirim. A SIHS já havia realizado os estudos básicos de geologia e hidrologia, inclusive com a identificação de dois eixos potenciais para construção da barragem”, informou o secretário da SIHS, Leonardo Góes. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas