Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Número de mortos por complicações causadas pelo novo coronavírus chega a 200 mil no planeta

Os Estados Unidos é o epicentro da doença no mundo | FOTO: Reprodução |

Mais de 200 mil pessoas morreram por complicações decorrentes do novo coronavírus em todo o mundo, de acordo com o levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins divulgado neste sábado (25).

Até o início da tarde, 200.698 mortes foram registradas desde o primeiro caso registrado na China, em dezembro. Já são 2,8 milhões de casos confirmados da Covid-19.

Porém, esse número reflete apenas uma parte do número real de contaminações, considerando que muitos países fazem testes só em pessoas hospitalizadas e há muita subnotificação da doença. Se estima que ao menos 766 mil pessoas se recuperaram do novo coronavírus.

A América Latina se aproxima 150 mil infectados e já passa de 7,3 mil mortos. Segundo a OMS, o pior ainda está por vir, especialmente em países como o Brasil, onde 3,6 mil pessoas morreram oficialmente em decorrência da doença, ou o México, que excede mil mortes.

A Venezuela já flexibilizou a quarentena para crianças e idosos. Na Argentina, que soma 3,5 mil casos e 176 mortos, detentos fizeram uma rebelião em uma cadeia de Buenos Aires por conta de um caso de coronavírus, mas, neste sábado, concordaram com uma trégua.

Os EUA, que registraram a primeira morte no início de fevereiro, são o país mais afetado, com 924 mil casos confirmados e 51,9 mil mortos. 99 mil estadunidenses foram considerados curados.

O segundo país mais atingido é a Itália, com 26 mil mortos e 195 mil casos., a Espanha registra 22,9 mil mortos, em um total de 223,7 mil casos; a França teve 22,2 mil mortos, em 159 mil casos e o Reino Unido, 20,3 mil mortes e 149,5 mil casos.

‌Segunda onda da doença
A OMS diz que não se pode relaxar em relação ao vírus agora, alertando que pode acontecer uma segunda onda pandêmica. As informações foram extraídas do site da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas