Municípios da Chapada Diamantina têm se preocupado com o aumento de casos de Covid-19 na região e o isolamento social ainda é a forma mais eficaz para se manter distante do novo coronavírus – que tem crescido no Brasil. Por outro lado, elevou o número de pessoas enfrentando fila para o saque do ‘auxílio emergencial’, valor disponibilizado pelo governo federal para amparo das famílias na quarentena. O saque do benefício gerou quebra no isolamento e consequentemente aglomerações em filas de portas de bancos e lotéricas.
Pensando no bem-estar e saúde da população o município de Rio de Contas lançou uma campanha para manter o distanciamento social intitulada de ‘Cada um no seu quadrado’. A campanha visa garantir o distanciamento de pelo menos um metro e meio, entre uma pessoa e outra. Com as demarcações no chão, os moradores de Rio de Contas cumprem o distanciamento recomendado por especialistas e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) contra a Covid-19.
Em nota publicada na rede oficial do município, a prefeitura informa que, “a Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio de agentes da Vigilância Sanitária, estão nesses locais fazendo a distribuição de máscaras de tecido, o ordenamento das filas e a conscientizando da população sobre a importância de seguir, à risca, os protocolos de segurança”. Em Souto Soares, outro município chapadeiro, a história não é diferente.
A prefeitura tem realizado ações para conter aglomerações de pessoas na lotérica. Com o apoio do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a avenida José Sampaio, que fica o estabelecimento está fechada temporariamente e foram disponibilizados dois toldos, várias cadeiras com distanciamento recomendado pela OMS e máscaras à disposição da população. “Outras ruas também foram fechadas com o objetivo de facilitar a fiscalização da barreira sanitária, que vem atuando no município para dialogar e dar orientações, além de realizar a verificação da temperatura dos passageiros e condutores”, aponta nota em rede social da prefeitura.
Jornal da Chapada
Leia também