Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Insumos para hospitais e unidades básicas de saúde são doados pelo Cetep de Seabra para combate ao coronavírus

A doação faz parte da estratégia de ajuda criada pelos centros de educação profissional no combate à Covid-19 | FOTO: Divulgação |

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), Centros Territoriais de Educação Profissional (Cetep) e Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceep) formaram uma rede de solidariedade no combate à doença infectocontagiosa. Entre os centros que já doaram insumos a hospitais e a unidades básicas de Saúde, como máscaras, luvas e álcool em gel, estão os Ceteps da Chapada, do Médio Sudoeste, de Seabra e de Irecê, além do Ceep de Xique-Xique. Dentre os locais que receberam doação, estão a Secretaria de Saúde de Irecê, o Hospital Regional da Chapada, o Hospital de Campanha Covid-19 de Xique-Xique e a Fundação Hospital e Maternidade de Itororó.

O diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE) Irecê, Gledson Moura da Conceição, falou sobre a iniciativa. “A educação é parceira da Saúde em muitas frentes. Doamos material de higiene e EPI [luvas, máscaras e toucas] do curso de Enfermagem do Cetep de Irecê e do Ceep de Xique-Xique para o Hospital de Campanha da Covid, que está funcionando no Hospital Municipal de Irecê”, afirmou. A unidade recebeu ainda algodão, compressas cirúrgicas de gases, scalp, seringas com agulhas e cateteres.

A ação solidária das unidades da Educação Profissional também foi comentada pela diretora do Cetep Médio Sudoeste, Sirlene Pereira. “O Cetep já entregou 40 caixas de máscaras e luvas à Fundação Hospital e Maternidade de Itororó”, contou.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, Ezequiel Westphal, ressaltou a importância da consolidação da rede solidária da Educação no combate à Covid-19. “Agora é hora de unirmos todas as forças para trabalharmos em prol do bem-estar dos baianos e baianas. Portanto, compor essa rede de apoio às unidades básicas e aos hospitais de referência nos territórios é uma maneira da Educação Profissional contribuir para superarmos este momento tão delicado”.

Rede solidária
Também fazem parte da rede solidária da Educação de doações de equipamentos de proteção à Saúde os Ceteps da Bacia do Jacuípe e do Baixo Sul e Ceep em Tecnologia, Informação e Comunicação de Lauro de Freitas, que já beneficiaram os hospitais Costa do Cacau (Ilhéus), Prado Valadares (Jequié) e Geral de Ipiaú; as Unidades de Atenção à Saúde Básica (Jequié); e o Hospital Cleriston Andrade (Feira de Santana), além da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab). A comunidade escolar do Ceep em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, também confeccionou máscaras de proteção, distribuídas, gratuitamente, em órgãos e instituições, como lar de idosos, e para garis, feirantes, mototaxistas e população carente em geral. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas