Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: ‘Máscara pela Vida’ é lançada pela prefeitura de Nova Redenção para ampliar prevenção à Covid-19

Moradores do município chapadeiro recebem o equipamento das equipes de saúde | FOTO: Montagem do JC/PMNR |

Novo decreto municipal editado pela prefeita do município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, Guilma Soares (PT), regulamenta diferentes ações durante o período de emergência em saúde pública para conter a propagação do novo coronavírus na região. Dentre as ações recomendas no decreto, estão a que regulamenta o uso de máscaras, que restringe o acesso de clientes em estabelecimentos comerciais, além de só permitir a entrada de clientes também usando máscara.

Foi desse decreto, que a prefeitura criou o programa ‘Máscara pela Vida’. A ação é alinhada com as medidas sanitárias recomendadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa medida surgiu de diálogos durante encontros do Comitê de Enfrentamento e Combate à Pandemia do novo coronavírus em Nova Redenção, coordenado pelo ex-prefeito e secretário de Governo, Ivan Soares.

Inicialmente, foram distribuídas quatro mil máscaras para a população em vulnerabilidade social como os beneficiados pelo programa ‘Bolsa Família’. Mas a previsão é de distribuição de mais sete mil unidades. “Nosso dever, no primeiro momento, é doar máscaras para os mais necessitados que são os beneficiados do ‘Bolsa Família’ e as pessoas em estado de vulnerabilidade”, declara o coordenador do Comitê, Ivan Soares.

As máscaras, inicialmente, foram entregues para a população em situação de vulnerabilidade social | FOTO: Montagem do JC/PMNR |

Segundo o titular, na última quarta-feira (6), houve distribuição do instrumento de saúde no centro da cidade e nas casas dos idosos que formam o Grupo ‘Raízes da Terra’. A máscara é considerada o instrumento mais eficaz na prevenção da contaminação pelo coronavírus, o vírus letal que desencadeia a doença respiratória Covid-19. Nova Redenção possui um caso suspeito e monitora mais cinco pessoas na cidade. “Essa iniciativa, visa proteger o grupo de risco da Covid-19, que são os idosos”, ressalta Ivan Soares.

Durante a distribuição das máscaras a psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município, equipes de saúde também ensinaram os idosos a maneira correta de utilizar o equipamento – que pode salvar vidas, associado a medidas de higiene das mãos, o uso do álcool em gel e o distanciamento e isolamento social. Ivan Soares tranquiliza a população e reforça a importância do isolamento social, para evitar o contágio.

“A prefeita Guilma, junto com o comitê e a secretária de Saúde, Raquel Cruz, estão tomando todos os cuidados necessários. O momento é delicado e de conscientização da população, para a letalidade do vírus, não sabemos quase nada sobre a Covid-19, a única forma de nos prevenir do contágio é fazendo o que as autoridades em saúde vêm recomendando”, descreve o secretário.

A prefeitura entregou, simbolicamente, mais uma via pavimentada, dessa vez os beneficiados foram os moradores da Rua Antônio José Ribeiro, na sede do município | FOTO: Divulgação/PMNR |

Ivan diz ainda que “mesmo em situação de emergência de saúde pública, por conta dessa pandemia, a prefeitura de Nova Redenção não para de trabalhar”. “Ontem [quarta-feira, 6 de maio], foi retomada as atividades na sede do Conselho Tutelar, para tanto, entregamos mais Equipamentos de Proteção Individual [EPI’s] para cada conselheiro, renovando a proteção de todos. E seguimos na luta contra o coronavírus, fornecendo o suporte necessário para aqueles que precisam estar na ativa durante esse período de pandemia”, completa.

O secretário municipal de Governo concluiu o seu relato informando que a pandemia não permite aglomerações, por conta disso, a prefeita Guilma Soares entregou simbolicamente mais uma rua pavimentada, dessa vez os beneficiados foram os moradores da Rua Antônio José Ribeiro, na sede do município chapadeiro.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Nova Redenção notifica primeiro caso suspeito de Covid-19 e mantém rigidez das medidas de prevenção

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas