Um dos novos pacientes diagnosticados com Covid-19 em Itaberaba, município portal de entrada da Chapada Diamantina, segue em isolamento domiciliar e monitorado pelo Comitê Técnico de Enfrentamento e Combate à Pandemia do novo coronavírus. O município já registra um caso curado da doença respiratória grave, que vem matando pessoas pelo mundo, no Brasil e na Bahia. E o número de suspeitos vem aumentando em Itaberaba.
Nesta segunda-feira (11), os números do boletim apontam para nove casos suspeitos, 52 pessoas estão sendo monitoradas e 40 casos já foram descartados. A Secretaria Municipal de Saúde, da administração do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), alerta que “o papel da população na pandemia é fundamental”, seguindo as recomendações como, ficar em casa, o máximo que puder, usar máscara se precisar sair, fazer a higiene das mãos com água e sabão, além de usar o álcool em gel e manter a distância social principalmente em filas de bancos e lotéricas.
Segundo o secretário de Saúde, João Rodrigues, a pasta, por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, em parceria com a Guarda Municipal e a Superintendência de Trânsito (SMTT), está intensificando as barreiras de contenção nas entradas da cidade para evitar a propagação do coronavírus em Itaberaba.
“Nessas barreiras, aferimos a temperatura das pessoas, e coletamos dados, como origem, ou seja, de onde vem e para onde vai, se vai pernoitar em Itaberaba ou se vai seguir viagem, e se for detectado alguém com temperatura a partir de 37,5 graus é feito o preenchimento de uma ficha específica para monitoramento dessa pessoa. As barreias servem também para monitorar os próprios moradores da cidade que podem estar com sintomas encubados da doença”, informa Rodrigues.
Jornal da Chapada