Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Lençóis completa 156 anos de emancipação e prefeitura realiza festa cultural com programação pela internet

O município de Lençóis completa mais um aniversário de emancipação política neste dia 20 de maio | FOTO: Túlio Saraiva |

Nesta quarta-feira (20 de maio), o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, celebra seus 156 anos de emancipação política e econômica. Por conta da quarentena, causada pela pandemia do novo coronavírus, a prefeitura da cidade histórica, administrada pelo prefeito Marcos Airton Alves Araújo, o popular Marcão (PRB), não vai comemorar a data magna com uma grande festa na praça, como sempre faz. Entretanto, Marcão, como filho da terra, não deixa que a data tão importante para o povo lençoense passe em branco. Mesmo com o isolamento social, a gestão deu um jeito de promover uma ‘festa virtual’ para homenagear Lençóis com o auxílio das redes sociais.

“Não foi o que planejamos, já que sempre comemoramos os aniversários de Lençóis com festa, com solenidades cívicas e culturais e desfile da filarmônica. Passar o aniversário de Lençóis assim, sem abraços nem beijos, sem rua, sem praça, sem gente é muito triste. Queríamos que esse aniversário fosse o mais recheado de boas novas. Porém, o nosso foco agora é salvar vidas, é suprir a carência e alimentar os mais vulneráveis. O destino quis assim, independe de nós esse momento. Tenho certeza que vai ficar na história da cidade”, frisa o prefeito Marcão, em contato com o Jornal da Chapada.

O prefeito Marcão administra o município histórico da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/PML |

“Acredito que outros momento virão e precisamos estar firmes e fortes para ajudar o povo a sair da recessão que, por certo, virá pós pandemia. E para não passar esse dia que é um marco em nossa história, em branco, eu comemoro daqui e vocês daí com essa live com nossos artistas. Na oportunidade, quero agradecer o trabalho realizado pelos nossos profissionais de saúde. Feliz aniversário, minha, nossa, hospitaleira, linda, Lençóis”, completa Marcão.

Live Especial em homenagem ao aniversário de Lençóis
Entre as festividades remotas de aniversário da Cidade está uma live especial organizada pela prefeitura de Lençóis, onde devem se apresentar artistas do município que foram convidados a declarar seu amor pela cidade. Já foram confirmadas as participações de Adriano Costa e Jarbas, Tiago Manga, Love Tom, D’Negry e Laécio Moura. No espetáculo especial, que você pode assistir em seu isolamento, haverá também apresentações de poesia e dança. A live do aniversário de Lençóis vai ao ar nesta quarta-feira (20), às 20h, pela página da prefeitura de Lençóis no Facebook.

Imagens antigas da cidade de Lençóis foram divulgadas pela prefeitura | FOTO: Montagem do JC/ PML |

Breve histórico
Lençóis está situada na região da Chapada Diamantina e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). Seu famoso acervo arquitetônico é herança da época em que foi considerada a capital do diamante, e a terceira cidade mais importante da Bahia, na segunda metade do século XIX, além de ser uma das maiores referências entre as cidades baianas ligadas ao garimpo.

Atualmente, Lençóis se destaca pelo turismo cultural, histórico e ecológico e é famosa também por ser o principal destino turístico da Chapada Diamantina, possuindo estrutura para atender os turistas que visitam o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Conta a história, que o povoamento de Lençóis começou no ano de 1845 com a descoberta de minas de diamantes na região chapadeira.

Vídeo em homenagem a Lençóis

Lençóis foi desmembrada do município de Santa Isabel do Paraguaçu, conhecido hoje por Mucugê, com o nome de Vila Comercial dos Lençóis em 1852. Já em 1856, foi elevada à categoria de cidade em 20 de maio pela Lei Provincial 946, e recebeu o nome atual. O município possui uma população estimada em quase 12 mil habitantes, conforme o Insituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e limita-se com Palmeiras, Andaraí, Iraquara, Utinga, Lajedinho e Mulungu do Morro.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas