CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal

Chapada: Encerramento da festa de Bom Jesus dos Passos agita final de semana em Lençóis

O fechamento das comemorações contaram com a participação ativa do prefeito da cidade chapadeira Marcão e de todos os setores da administração pública | FOTO: Montagem do JC/Ascom |

Este sábado (2) será o último dia dos festejos em homenagem ao padroeiro dos garimpeiros em Lençóis, na Chapada Diamantina, Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos. O dia começa com a saída do cortejo, às 9h30, da sede da Sociedade União dos Mineiros (SUM) para pegar o prefeito Marcos Airton Alves Araújo, o popular Marcão (PRB), e conduzi-lo até a Igreja Matriz. Às 12h30 acontece a missa campal acompanhada pela Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis, além de queima de fogos de artifícios.

Depois das reverências culturais e religiosas, o prefeito Marcão é conduzido de volta à sua residência e o cortejo volta para a sede da SUM. Às 15h haverá reuniões de fiéis na Igreja e às 15h30 acontece um novo cortejo saindo da SUM para pegar o prefeito em sua residência e levá-lo novamente até a Igreja. Já às 16h acontece a tradicional procissão com o andor do Santo Padroeiro – que percorre as principais ruas da cidade.

Essa é a 167ª Festa do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, padroeiro dos garimpeiros, e movimentou Lençóis desde o dia 23 de janeiro com programação religiosa, cultural e esportiva para manter a tradição do evento que acontece desde 1852. Fieis de diferentes partes da Bahia e do Brasil chegaram na cidade para participar dos festejos ao santo padroeiro.

Essa festa tem como comissão organizadora a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Sociedade União dos Mineiros (SUM), que é presidente deste evento, a prefeitura municipal e membros da comunidade local. O prefeito Marcão é presidente de honra desta comissão.

foto6
A entrega da partitura foi realizada no dia da comemoração da festa do santo, em 2 de fevereiro de 2018 | FOTO: Divulgação |

Mais informações
Em 2018, a Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis passou a ser a detentora da partitura original do Hino ao Senhor Bom Jesus dos Passos. A entrega da partitura foi realizada pela professora Marjorie Cseko Nolasco e pelo professor Delmar Alves de Araújo, coordenadores do Campus Avançado da Chapada Diamantina da Uefs, no dia da comemoração da festa do santo. A peça musical foi criada em 1954, mais de 100 anos depois da realização do novenário comemorativo da chegada da imagem do santo, em 1852.

Vale ressaltar que está é mais uma tradição de Lençóis que está em processo de reconhecimento como patrimônio cultural do Brasil, ou seja, a Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos já tem Registro Especial aberto do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) com o número 0607150008540 de 5 de maio de 2015.

Jornal da Chapada

Etiquetas
Mostrar mais

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Pular para a barra de ferramentas