Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Sobe para 18 o número de pessoas infectadas pelo coronavírus em Itaetê; prefeitura isolou os pacientes e faz monitoramento

Entre as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde está a de evitar sair de casa sem necessidade | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Itaetê, na Chapada Diamantina, aponta que são 18 pessoas infectadas no município pelo novo coronavírus, o vírus letal que transmite a doença respiratória covid-19. As pessoas contaminadas são da sede e do povoado de Rumo. Em regime de urgência, o prefeito Valdes Brito (PT) editou um novo decreto onde recomenda, a partir desta quinta-feira (21), o fechamento total do comércio, com exceção dos estabelecimentos que prestam serviços essenciais, como supermercados e farmácias.

Entre as recomendações do novo decreto estão também o toque de recolher, das 19h às 5h, tanto na sede quanto nos distritos e povoados da zona rural. O isolamento é importante para evitar a contaminação de mais pessoas. “Precisamos monitorar os casos assintomáticos para nossa equipe de Saúde saber como proceder. Estamos trabalhando incessantemente no suporte aos pacientes infectados, restringindo a entrada e saída em território municipal e recomendando as pessoas que não deixem de fazer a higiene das mãos constantemente, com água e sabão, usar o álcool em gel e a máscara se precisar sair de casa”, declara o prefeito Valdes, que concedeu entrevista à Rádio Rosário FM de Itaberaba.

O prefeito Valdes Brito durante entrevista | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O município segue rastreando e testando todas as pessoas que estiveram na aglomeração do Rumo (veja aqui) e a previsão é do aumento do número de infectados. Diante da situação, o prefeito Valdes apela para o bom senso das pessoas para que continuem em isolamento social e só saiam de casa em caso de extrema necessidade. “Estamos enviando os materiais coletados nesses pacientes para o Laboratório Central do Estado [Lacen] da Bahia para a confirmação”, frisa.

O prefeito completa dizendo que se algum morador de Itaetê estiver com sintomas como coriza, fique em casa. Mas, se os sintomas forem coriza, febre e tosse, deve procurar a Unidade Básica de Saúde. Só vá para o Hospital Municipal de Itaetê se os sintomas forem febre, tosse e falta de ar.

Outras recomendações que constam no Decreto 038/2020 são a suspensão de eventos, uso obrigatório de máscara nas vias públicas, órgãos públicos e comércio em geral, limite de acesso de cinco pessoas por vez em estabelecimentos comercias, além de proibir a realização da feira livre no povoado de Rumo a partir do dia 24 e na sede do município a partir do dia 30 de maio. Também suspende por prazo indeterminado a circulação de transporte coletivo intermunicipal e saída de transporte do Rumo para toda a extensão do município. Texto editado para incluir mais seis novos casos confirmados por testes rápidos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas